Viagem Cultural

Dicas e opiniões sobre assuntos diversos.

DEUS, HAITI E O TERREMOTO

Tenho lido em vários sites que o terremoto que ocorreu no Haiti em 12 de janeiro foi um castigo de Deus devido o país ser praticante do vodu. Seria também esse o motivo para  essa nação ser a mais pobre das Américas. Muitas pessoas tem usado passagens bíblicas para justificar esse pensamento.

Na Bíblia vemos muitos casos de nações que foram destruídas por Deus pelos pecados praticados. O caso mais conhecido são os de Sodoma e Gomorra. Os pecados dessas duas cidades eram tantos que Deus as destruiu com fogo e enxofre. Porém, antes da destruição, Deus disse a Abraão que se houvesse ao menos dez justos nessas cidades, elas não seriam destruídas (Gênesis 18:32).  E ao menos quatro pessoas que eram justas foram salvas (Ló, sua esposa e suas duas filhas). Ou seja, Deus destruiu as cidades pecaminosas, mas como Deus é amor e também é justiça, Ele salvou as pessoas que eram justas. (Gênesis 19:1-17)

A religião oficial do Haiti é o catolicismo romano, professada por 64% da população. A seguir vem o protestantismo com 23% de adeptos aproximadamente. Já os que praticam o vodu correspondem há somente 5%. Ou seja, 87% da população é considerada cristã e somente 13% praticam outras religiões.

Não se sabe com precisão o número de mortos nesse terremoto, mas algumas fontes afirmam que pode chegar a duzentas mil pessoas, e muitos animais. Levando-se em conta que a população do país era em torno de dez milhões de pessoas, foram mortos 2% da população. Ou seja, se o terremoto foi uma obra divina para punir o povo, devemos concluir que “Deus não fez um bom trabalho”, pois somente uma porção muito pequena foi destruída.

Se formos seguir essa lógica, Deus teria destruído primeiro Benim, onde quase 20% da população pratica o vodu. Existem mais evangélicos no Haiti do que praticantes do vodu em Benim.  O que dizer também da morte da sanitarista Zilda Arns? Deus a levou até o Haiti naquele dia para que também fosse punida? E os oficiais brasileiros que trabalhavam naquele pais? Nenhum deles era praticante do vodu.

Seguindo essa linha de pensamento, podemos concluir que o desabamento do teto da Igreja Renascer em Cristo em São Paulo também foi uma obra de punição divina.

Para mim é impossível imaginar Deus matando duzentas mil pessoas, incluindo crianças, somente para castigar o povo. No tempo de Jonas, Deus não destruiu a cidade de Nínive, onde havia cento e vinte mil pessoas pois teve misericórdia desse povo: “e não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que há mais de cento e vinte mil pessoas, que não sabem discernir entre a mão direita e a mão esquerda, e também muitos animais? (Jonas 4:11). Só a população evangélica do Haiti soma em torno de dois milhões de pessoas, muito mais do que havia em Nínive.

Não podemos esquecer que a inquisição católica matou mais de 9 milhões de pessoas em nome de Deus. Querer colocar Deus como o responsável pela morte dessas duzentas mil pessoas é o mesmo que ressuscitar a inquisição.

Desculpem-me aqueles que preferem ver Deus sendo o autor intencional desse terremoto. Eu prefiro ver Deus na ajuda humanitária, onde várias pessoas de quase todo o mundo se mobilizaram para ajudar os haitianos. Prefiro ver Deus no homem que foi resgatado com vida onze dias após o terremoto, ou na menininha de um ano e meio resgatada pela TV australiana, após ficar três dias nos escombros, sem praticamente nenhum ferimento.

E pra finalizar, aos que preferem ver Deus, como o responsável pelos sete mil corpos enterrados em uma vala comum, eu prefiro vê-lo no sorriso lindo da menina haitiana na foto acima antes de pegar água. Ela ainda consegue sorrir mesmo tendo passado por tudo o que passou nos últimos dias. Isso sim é obra de Deus.

Anúncios

31/01/2010 - Posted by | Religião | , , ,

11 Comentários »

  1. Fala Airton! td bem? É o Arau.

    Olha, eu recomendo traduzir este texto para o inglês e mandar pros USA. Está dando muito a comentar o infeliz comentario do politico e pastor americano Pat Robertson sobre esse ‘pacto com o demonio’ que causou o terremoto do Haiti.

    Muitos condenam a declaração do cara, mas muitos destes acham que o que ele disse é compartilhado por toda a Igreja Prostestante. Ninguém ainda deu uma resposta cristá à altura contra esse cara.

    Comentário por Carlos Araújo | 01/02/2010 | Responder

    • Olá Arau, obrigado pelo seu comentário.
      Infelizmente a declaração de Pat Robertson está dando o que comentar aqui no Brasil também.
      Não compartilho a mesma opinião que ele. Só lamento que diante de uma tragédia dessas ainda se coloca o povo haitiano tão sofrido como culpado e Deus como um carrasco.
      Um abraço.

      Comentário por Airton | 01/02/2010 | Responder

      • Airton:

        Obscurantismo e intolerância fazem parte da História da humanidade. Catástrofes naturais são decorrência de questões geológicas ou aquecimento global devido à exploração predatória dos recursos naturais, no caso dos terremotos , movimento de placas tectônicas.
        Então, não há como fundamentar questões geológicas a partir de puro preconceito.
        E se fosse pensar nestes termos sobre o Japão, onde há uma grande incidência de terremotos, então seria devido ao fato da grande maioria não ser cristã ?

        E não precisa ir muito longe, basta olhar para a periferia e ver os deslizamentos e desmoronamentos em virtude das chuvas, em geral culpam a população pobre pelo lixo e pela ocupação de áreas improprias, mas trata-se de falta de política de ocupação de áreas urbanas e falta de educação e consciência sobre a reciclagem do lixo .

        Comentário por Satsiko | 05/02/2010

  2. Bom dia Airton

    Muito esclarecedor, o seu texto, acabei de ligar meu CPU e é a primeira coisa que estou lendo hoje, incrivel como é possivel sentir a paz do amor de Deus, mesmo falando sobre tragedias.

    Parabens !!!!!!

    Comentário por Paulão | 01/02/2010 | Responder

  3. Belo discernimento.
    Parabéns!

    Comentário por leila oliveira | 01/02/2010 | Responder

  4. Oi Airton,recebí no meu CPU o seu comentário sobre o terremoto no Haiti. Devo dizer que não concordo com a sua colocação e sobre sua breve história sobre o Haiti. O ex-presidente do Haiti, o padre católico Aristide Bertran, em 2003 declarou que o Vodu como a religião oficial do Estado.
    2. Deus as vezes para mim se parece um Deus insano sentado no monte Sinai,saindo fogo por todos os lados,matando todo mundo – mas não é bem assim,tudo tem um motivo e um propósito. Por ser o Haiti a bola da vez, as outras nações não estão isentas – as Escrituras afirmam que se as nações não se arrependerem igualmente perecerão – quer sejam feiticeiras ou não – o arrependimento foi o que Ninive fez e mudou a agenda de Deus,e o profeta ficou irritado. Os 23% de evangélicos no Haiti citado pro vc é muito,há outros números – ser religioso :protestante,católico ou vodu não é atestado de salvo conduto – o salvo conduto é arrependimento e se acertar com Deus, que segundo texto sagrado não divide
    a sua glória com ninguém, Isaías 42:8,com ninguém copiou? As Escrituras falam de terremotos como punição,e terremotos não falta em Apocalipse,até como resposta das orações da igreja no céu, Apoc 8. Então temos uma visão de Deus distorcida, o vemos como carrasco da humanidade ou o vemos como um papainoel bundoso demais que não pune ninguém,e Deus é amor,amor e amor até nós morrermos de tanto amor sem disciplina. Deus é infinito e Criador de tudo.Ele é tb o que impõe limites as nossas pecaminosidades.Sodoma e Gomorra estão registradas para servir de advertência.Ele é Soberano e assume o que faz. Haiti foi punido com um terremoto, EUA com outros vendavais e tufões,e a torre gemea – As Nações , todos serão julgadas e todas precisam se ARREPENDER. O Brasil tem uma conta enorme para acertar com Ele – o Carnaval a maior festa popular do mundo é um culto a sensualidade,aos orixás e macumbaria da grossa é homenageada – Deus está fora disso,e a Sua glória não vai passar em branco.Então o que acontece em São Paulo a 42 dias de chuvas, no Rio em R.do Sul, no Amazonas, isso não é bênção,é maldição pois mata,rouba e destroi, é juízo como diz Amós 5:24.
    Boa tarde, e fui.
    tito, brother from Brasília.

    Comentário por tito monteiro | 02/02/2010 | Responder

  5. oi,Flávia,tdo bem?
    Muito sensato o que foi escrito no blog.Fico feliz em saber que a reflexão foi feita por uma pessoa evangélica.
    Infelizmente as pessoas acham que vale tudo em nome de Deus.
    Engraçado é que Deus disse pra não julgarmos para não sermos julgados; estes além de julgar condenam e o fazem usando o nome do Criador.
    Deus é amor e não faz acepção de pessoas.
    É lastimável o que fazem em nome da fé.
    bjoks.

    Comentário por Carla Oliveira | 02/02/2010 | Responder

  6. Airton, concordo com vc em 100% dos teus comentarios. Creio que é muito mais facil ficar tentando encontrar culpados, a tentar ajudar a resolver os problemas. Infelismente muitas pessoas ao inves de ajudar, fazem questao de atrapalhar e sou da opiniao que se, ñ ajuda,ñ atrapalha…Parabens pela visao tao humana, crista e real das tuas colocaçoes.
    Uma vez li uma informaçao muito importante que dizia que quando alguem está a beira de um precipício pra se atirar e vc tem a oportunidade de colocar a mao em seu ombro e retira-la dali, deve pensar muito bem, pq se vc tira-la daquela situaçao, tera que carrega-la por alguns kilometros e ajuda-la, seria bem mais facil colocar< a mao em seu ombro e empurra-la precipicio abaixo.
    Que aproveito disto é, que esteja sempre preparado pra buscar alguem na beira do precipício, ñ posso ser o responsavel pelo despencamento dela.
    Assim que, comentarios desnecessarios so ajudam a piorar situaçoes que aos nossos olhos ja estao impossiveis de resolver-se.
    Que Deus possa atraves deste terremoto horrendo, abençoar a recosntruçao deste país e estas pessoas poderem ter uma qualidade de vida melhor que a de antes.
    Abraços

    Comentário por Leide Nanci | 04/02/2010 | Responder

  7. Querido Airton,

    Seu texto reflete bem a imagem do Deus, revelado em Jesus Cristo. O Deus que faz o sol nascer sobre justos e injustos assim como tb faz a chuva cair; O Deus q permite que o teto do baile funk caia assim como o da Igreja; O Deus que salva da morte e através da morte. O Deus a ser obedecido na prática do bem e seguido pela Fé para o que der e vier.

    Parabéns pelo texto. Procure sempre enxergar Deus além da letra e além das categorias morais e religiosas, e a partir da sua revelação em Jesus Cristo.

    Abraço,

    Comentário por Julio César | 05/02/2010 | Responder

  8. Muito bom seu texto. Também postei um texto em relação a isso em meu blog, dá uma olhada lá: http://maisumpensador.blogspot.com/

    Abraço, fique com Deus!

    Comentário por Leandro | 22/02/2010 | Responder

  9. eu respeito a religiao mas acho que foi castigo sim tu ja viu um ritual vodu ??? um dos maiores rituais vodu na gruta de sao francismo eles botam fogo em animais vivos , castra animais vivios adora as entidade cenas fortes , depois do terremoto muitas igrejas cairam mas a cruz ficou em pe !!!! etc

    Comentário por asa12345 | 04/04/2015 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: