Viagem Cultural

Dicas e opiniões sobre assuntos diversos.

ORIENTE MÉDIO

Dificilmente se consegue ver um noticiário internacional onde não mostre um conflito no Oriente Médio. Os conflitos nessa região parecem serem tão comuns que não nos surpreendem mais. E são muito mais antigos do que se possa imaginar.

Uma passagem bíblica nos conta a história de Abraão e Sara. Eles viveram entre os séculos XXI e XVIII a.C. e não tinham filhos. Deus havia prometido a Abraão que ele seria pai de uma grande nação, tão numerosa como as estrelas do céu ou a areia da praia. Porém, como Abraão já tinha oitenta e seis anos, Sara deu sua serva Agar, para que ele tivesse filhos com ela. Mas esse não era o plano de Deus, pois Deus daria o filho a Abraão com sua mulher Sara. Agar deu a luz a um menino chamado Ismael. Quando tinha a idade de cem anos, Sara engravidou e deu a luz a outro menino que se chamou Isaque.

Sara era a esposa e Agar a escrava, porém ambas  eram mães dos filhos de Abraão. Por motivos óbvios, Sara e Agar não tinham um bom relacionamento.  Ismael tornou-se o pai do povo árabe e Isaque dos judeus. Por imposição de Sara, Abraão expulsou Agar. Assim, dava-se início ao primeiro conflito Árabe x Judeu na região.

Além disso a região é o berço das três maiores religiões:  Judaismo, Cristianismo e Islamismo. Esse é outro motivo que contribui muito para a instabilidade na região. Mas os conflitos não se limitam somente a Árabes,  e Judeus. Existem conflitos entre os xiitas, sunitas, curdos, palestinos, Irã , Iraque, Líbano, Kwait e outros.

Os países que compõem o Oriente Médio são o Afeganistão, Arábia Saudita , Bahrein, Chipre, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia,  Kuwait, Líbano, Palestina, Omã, Qatar, Síria e Turquia. Muitas pessoas incluem ainda Afeganistão e Chipre.

Para saber mais sobre a região, seus conflitos, e também sobre sua economia e riquezas eu indico o livro “Oriente Médio” de Leandro Karnal.

É um livro com apenas 72 páginas, mas bem objetivo onde se pode conhecer e entender mais sobre os países que compõem o Oriente Médio.

Anúncios

20/02/2010 - Posted by | Livros | , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: