Viagem Cultural

Dicas e opiniões sobre assuntos diversos.

A ORIGEM DA PÁSCOA

Muitas pessoas acham que a Páscoa é mais uma festa religiosa cristã, onde se comemora a ressurreição de Cristo. Porém, a origem da Páscoa não é essa.

A primeira Páscoa ocorreu a mais ou menos 1.500 anos a.C., e é uma festa judaica. É comemorada no dia 14 do mês de Nissan, o primeiro mês do calendário judaico. Ela não foi uma festa criada pelo povo, mas sim instituída por Deus.

Quando o povo judeu era escravo no Egito, Deus instruiu Moisés como deveria ser a comemoração da Páscoa. Ao contrário do que fazem os católicos hoje, Deus instruiu ao povo para comer carne. Deveria ser carne de cordeiro assada com ervas amargas e pão sem fermento.

A palavra Páscoa vem do hebraico Pessach, e significa passagem. Apesar de muitos acharem que o Pessach se refere a passagem do povo do Egito para Canaã, a terra prometida, esse não é o significado real da “passagem”. Tem esse nome porque naquela noite em que Deus instituiu a Páscoa, Ele iria “passar” pela terra do Egito, e ferir todos os primogênitos, sejam homens ou animais.

Quando Jesus tomou a ceia com seus discípulos, Ele estava comemorando a Páscoa, o que prova que ela já existia muito antes Dele.

Então, o que comemoramos exatamente na Páscoa hoje?

A resposta é que o cristianismo adotou muitas práticas do judaísmo. Como a Páscoa era uma festa exclusivamente judaica, adotou-se comemorar a ressurreição de Jesus que coincidia com a data.

Para se distinguir da comemoração judaica, decidiu-se que seria comemorada no primeiro domingo após a Páscoa judia. Porém, algumas igrejas ainda comemoravam a data junto com os judeus.

No ano de 325, no Concílio de Nicéia a igreja, como o objetivo de “não se judaizar”, decidiu que a Páscoa seria comemorada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre após a primavera no hemisfério norte (outono no hemisfério sul). Por isso, a Páscoa ocorrerá sempre entre o dia 22 de março e 25 de abril.

Quem quiser saber mais sobre a origem da Páscoa, leia na Bíblia o livro de Êxodo, capítulo 12.

Anúncios

24/03/2010 - Posted by | Religião | ,

10 Comentários »

  1. Gostei do texto,não conhecia!

    Comentário por Helen A.Z | 26/03/2010 | Responder

  2. UM DIA A GENTE APRENDE

    William Shakespeare

    Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos, e que presentes não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança. E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.

    Depois de um tempo você aprende que o sol queima se expor por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam. E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.

    Descobre que se levam anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante das quais se arrependerá pelo resto da vida. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher. Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam. Percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.

    Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tiradas de você muito depressa, por isso sempre deve deixar as pessoas que ama com palavras amorosas, pois pode ser a última vez que as vê. Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, e nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não deve se comparar aos outros, mas com o melhor que se pode ser.

    Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser e que o tempo é curto. Aprende que não importa aonde já chegou, mas onde está indo; mas, se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve. Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados. Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências. Aprende que paciência requer muita prática.

    Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a se levantar. Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas, do que quantos aniversários você celebrou. Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha. Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens. Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel.

    Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso. Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo. Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado. Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás. Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.

    Você aprende que realmente pode suportar porque realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!

    Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar…

    Que possamos a prender a cada nova comemoração de Páscoa, que todos os dias são dedicados ao aprender!
    Feliz Páscoa

    Comentário por Tadeu Silva | 31/03/2010 | Responder

  3. onde e como foi comemorada a páscoa?

    Comentário por eduarda | 04/04/2012 | Responder

    • Olá Eduarda.
      na época em que foi instituida a páscoa, o povo hebreu era escravo no Egito, onde ela foi celebrada.
      No capítulo 12 do livro de Êxodo, você irá encontrar toda a história da primeira páscoa. Eu não coloquei o texto aqui porque iria ficar muito grande.
      Os países que tem alguma tradição católica, incluindo o Brasil, comemoram a páscoa na data e do modo católico. Mas o modo verdadeiro de se comemora a páscoa não tem nada a ver como fazemos hoje em dia.

      Comentário por Airton | 04/04/2012 | Responder

  4. adorei o testo, ajuda muito quando precisamos de resposta rápidas

    Comentário por ruth | 12/02/2013 | Responder

    • Obrigado por sua visita e por seus comentários Ruth.

      Comentário por Airton | 12/02/2013 | Responder

  5. “Ao contrário do que fazem os católicos hoje, Deus instruiu ao povo para comer carne.”
    É sempre bom pesquisarmos sobre qualquer afirmação que fazemos seja qual for o assunto. Só para esclarecer o catolicismo não instrui as pessoas a NÃO comerem carne na páscoa e sim na sexta feira da paixão e nem diz que a páscoa teve inicio após a morte de Cristo e sim que a partir da ressurreição de Cristo no novo testamento o próprio Cristo (filho de Deus) passa a ser o cordeiro que morreu e ressuscitou para a salvação da humanidade. A partir dai o catolicismo entende que esta está passagem e mais importante.

    Comentário por Madalila | 11/04/2014 | Responder

  6. O mes da pascoa e abide

    Comentário por Jose | 24/12/2015 | Responder

  7. Só que…..o povo hebreu nunca foi escravizado pelos egípcios. isso aí em cima é estória

    Comentário por Alexandre straatmann | 26/03/2016 | Responder

  8. Acredito que o aconteceu quando foi instituida a Páscoa apontava para o Cristo, Cristo que o cordeiro santo que desceu do céu, que como ovelha agora foi imolado como oferta e o seu sangue derramado, e agora não mais haveria necessidade de sangue de animal, porque ele agora é o cordeiro. Então a Páscoa é ressignificada em Cristo. Nada é por acaso ou mera coincidência.

    Comentário por FABIO JOSE DA SILVA | 15/04/2017 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: