Viagem Cultural

Dicas e opiniões sobre assuntos diversos.

PROFECIAS

As profecias nos revelam um acontecimento futuro e às vezes passado  e normalmente tem conotação religiosa. As pessoas que tem esse dom de revelação são chamadas de profetas ou videntes, e falam por inspiração divina ou em nome de Deus.

 Os profetas são figuras chaves nas principais religiões, como João no cristianismo, Moisés no judaísmo e Maomé no islamismo. Mas nem todos os profetas estão necessariamente ligados a uma religião, como é o caso de Nostradamus.

As profecias podem ser para toda a humanidade, como as de João no livro de Apocalipse, para um povo, como as de José sobre a fome no Egito, ou somente para uma pessoa, como a profecia de Daniel sobre a loucura de Nabucodonosor.

No passado era comum reis procurarem profetas para saber se teriam sucesso em uma batalha ou para tomar alguma decisão. Por isso, os profetas eram pessoas muito importantes.  Mas os verdadeiros profetas não diziam só coisas agradáveis aos reis. O profeta Natan, por exemplo, acusou o rei Davi quando esse cometeu um adultério e homicídio. Mas havia os falsos profetas que, interessados somente na posição que ocupavam, sempre diziam coisas boas a respeito do rei.

Conheci algumas pessoas que tinham o dom da profecia. Conseqüentemente ouvi muitas coisas de cada uma delas. Algumas dessas falas se cumpriram, outras não. Mas aprendi muito em cada palavra que ouvi. Compreendi que não se pode viver em função disso, que devemos ser sempre muito prudentes com aquilo que ouvimos. Já vi pessoas vivendo suas vidas de forma totalmente equivocadas por causa de palavras proféticas que receberam como verdades absolutas.

Minhas dicas básicas são:

– Nunca acredite em uma profecia simplesmente porque é o que você quer ouvir. Não viva em função disso. Se a palavra é de Deus ela se cumprirá. Se não é ira se perder no tempo.

– Não julgue uma profecia pelo profeta. Uma palavra não é verdadeira simplesmente porque a pessoa que lhe diz é íntegra. Já recebi palavras verdadeiras de pessoas que não viviam exatamente como a bíblia manda. Mas sempre me recordo que Deus usa quem Ele quer para falar com as pessoas. Houve uma ocasião que ele usou até uma mula.

– Não existem regras para saber se uma palavra vem de Deus ou não.  Mas jamais deixe que a consulta a um profeta vire um “horóscopo” em sua vida. Antes de Deus falar com você através de qualquer pessoa, Ele sempre falará através de seu coração, portanto, escute-o primeiro.

Anúncios

03/05/2010 - Posted by | Religião | ,

1 Comentário »

  1. Airton, que assunto interessante, por muitos anos tive grandes dúvidas sobre este assunto, pq frequentei igrejas pentecostais e me preocupava bastante este tema, porém, cheguei a esta mesma conclusao que vc passou, pq ñ temos nenhuma ideia de quando é ou ñ de Deus.
    Se escutarmos antes a voz do Senhor em nosso coraçao, certamente ñ erraremos.
    Parabens, amo ler teus assuntos.

    Comentário por Leide Nanci | 03/05/2010 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: