Viagem Cultural

Dicas e opiniões sobre assuntos diversos.

IGREJAS

A principal religião do Brasil é o catolicismo, e a segunda é o protestantismo. Por conta disso o país é repleto de igrejas. Grandes e pequenas, bonitas e humildes, existem igrejas de todos os tamanhos e para todos os gostos. Mas poucas pessoas as freqüentam nos dias tradicionais de reuniões. Eu particularmente não conheço nenhum católico que vá à missa todo domingo, e conheço também uma grande quantidade de evangélicos que não vão aos cultos com freqüência.

Por quê as pessoas não vão à igreja?

Durante a Idade Média o interesse pela religião era tão grande que a mesma regia a vida das pessoas. Na Europa os reis agiam sempre debaixo da vontade dos líderes religiosos, normalmente católicos. Ninguém ousava desafiar a autoridade religiosa, correndo o risco de ser excomungado se fizesse isso. A religião “prendia” as pessoas pelo medo, e não pelo amor.

Dentro das igrejas evangélicas a situação não é tão diferente. Quando uma pessoa não freqüenta a igreja regularmente costuma-se dizer que está “desviada”, e que não está agindo de acordo com a vontade de Deus.

As pessoas acabam indo às igrejas com medo de serem condenadas, ou pior ainda, na esperança de que serão absolvidas simplesmente por estarem freqüentando suas reuniões.

Em minha opinião, o principal problema são que os líderes religiosos estão despreparados.  Eles normalmente se julgam “infalíveis”, os únicos capacitados para ouvir e entender a vontade de Deus. Se alguém age de forma contrária a ele,  rapidamente é julgado como apóstata. Como o líder sempre influencia os liderados, não é difícil isolar o “rebelde”. É muito mais fácil para os líderes religiosos colocar a culpa nas pessoas por não estarem freqüentando as igrejas, do que tentarem descobrir qual o motivo para isso estar acontecendo.

No final das contas, as pessoas não encontram motivos reais para irem às igrejas. E as igrejas não oferecem atrativos para que os fies as procure.

As pessoas vão às igrejas em busca de curas, libertação e até mesmo prosperidade, por isso o crescimento de igrejas que prometem esse tipo de coisa. Poucas são as pessoas que vão realmente à igreja a procura de aprender mais sobre Deus. Talvez por isso também, os líderes não se preocupem tanto em se preparar.

Já as igrejas consideradas tradicionais vêem seus bancos cada vez mais vazios. E ainda assim os poucos que costumam freqüentar as reuniões regularmente, o fazem mais com o objetivo de encontrar os amigos socialmente do que cultuar a Deus.

Cultos longos, pregações repetitivas, liturgias cansativas, escândalos sexuais, insistência em pedir dinheiro, são motivos para afastar os fiéis das igrejas.

Alguns chegam a afastar até Deus dela.

Anúncios

20/05/2010 - Posted by | Religião |

4 Comentários »

  1. Airton
    Eu adoraria discordar de vc, pq vc sempre tem assuntos polemicos, porém, impossivel, pq vc tem total razao nisto.
    Porém quero te dizer que frequento uma igreja rara, com valores diferentes nos dias de hj, com muita mescla de idades e grandes quantidades de cada idade.
    Tenho um prazer enorme em estar ali e ñ sei ficar sem frequentar os cultos, pois se aprende muito e temos um louvor maravilhoso. Tenho um prazer enorme em chegar e ganhar abraço das pessoas mais idosas, que sao muitas, elas pensam que estou fazendo bem a elas, mais nem imaginam o quanto me fazem bem com aqueles abraços longos e cheios de amor. Tbm ñ posso dizer que ñ estou ali para encontrar o grupo de pessoas que gosto muito, conversar, rir e ter uma comunhao gostosa.
    Infelismente as igrejas ñ tem mais isto e as pessoas frequentam por todas as razoes que vc expos.
    Parabens de novo por este assunto, vc sempre é muito bom nisto. Ñ canso de dizer que te adimiro.
    Abraços de sua amiga

    Comentário por Leide Nanci | 20/05/2010 | Responder

  2. Em tese, concordo com tudo que você disse. A Igreja virou uma instituição que vive de si mesma. E não importa se terá 10 ou 100 000 pessoas, será problemática; porque, no fundo, o problema são as pessoas e a maneira que elas têm de relacionar-se com outras pessoas, e com Deus. Culpa, mania de controle e burrice são traços da maioria dos seres humanos, e a igreja é só mais um espaço para revelar isso.

    Mas posso dizer que sinto falta de ir à igreja mais vezes. Sinto falta da comunhão com outras pessoas, sinto falta de conversar sobre temas interessantes, falta de ouvir palavras que engrandecem meu lado espiritual, falta de cantar junto, falta de me envolver em um trabalho que ajude outras pessoas, falta de usar os talentos que Deus me deu a serviço dos outros… Sinto falta de ter uma comunidade para partilhar as alegrias e tristezas da vida, me ajudando a entender, no companheirismo e na troca de idéias, a perspectiva de Deus. Claro, isso não é fácil de encontrar. Mas será que viver só e fechado nas próprias idéias, sem ser questionado ou desafiado a melhorar como cristão, é a resposta?

    Como vou lidar com isso, não sei, mas espero conseguir da melhor forma. Pra isso, tenho pedido a ajuda de Deus. Ele sim, sabe de tudo e vê muito além do que eu, você ou qualquer outra pessoa ou instituição pode ver.

    Comentário por Karina | 23/05/2010 | Responder

  3. Já frequentei várias igrejas, de todos os tipos imaginários, e a maioria dos temas nestas é: PROSPERIDADE.
    Logo, a oferta sempre vem com um MAS…
    ” vc terá prosperidade, MAS…te´rá que fazer sacrifícios, pq Deus gosta de sacrifícios, dê o seu tudo, entregue seu tudo no altar e Deus te recompensará em DOBRO, ou até em sete vezes mais assim como foi na vida de JÓ (tem que ter JÓ no meio né)
    Portanto, hoje busco mais Deus em minha casa do que nos templos, claro que vou a igreja aos domingos e vou ouvir a BOA PALAVRA.
    Hoje frequento uma igreja, onde não se pede dízimos nem ofertas, cada um deve dar conforme sua prosperidade, um templo que não tem doutrinas, tradicionalismo e que até agora não ouvi pregarem a tal PROSPERIDADE.
    Quando eu ouvir, certamente irei para outra, pois não pertenço a nenhuma ceita ou religião, apenas pertenço a CRISTO, pois é ELE quem eu sigo, pois sua palavra é sim, sim, não, não e tudo que passar disso não procede de DEus.
    Parabéns pela explanação do texto.

    Comentário por valdiria | 13/04/2011 | Responder

    • Olá Valdiria,
      obrigado pelos seus comentários. Fico feliz também em ver que você busca a Deus independente de religião ou igreja.
      Que Deus possa te abençoar cada dia mais.

      Comentário por Airton | 13/04/2011 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: