Viagem Cultural

Dicas e opiniões sobre assuntos diversos.

OLHOS AZUIS (BLUE EYES)

Jane Elliott é uma professora conhecida internacionalmente. Ela expõe o preconceito e a intolerância em um sistema irracional de classes baseada em fatores puramente arbitrários em nossa sociedade. 

 Em resposta ao assassinato de Martin Luther King Jr.(1968), Jane Elliott criou um polêmico e surpreendente exercício para combater o racismo: o “Blue Eyes/Brown Eyes”.  Rotulou os participantes do exercício como superiores ou inferiores com base apenas na cor dos seus olhos e os expõe a experiência de ser uma minoria humilhada, ridicuralizada, incapacitada, inferiorizada e detestada. 

Sem dúvida alguma, esse documentário é extremamente impactante ao telespectador, fico imaginando como foi a experiência para os participantes dos vídeos. Mas, acho que valeu a pena todo esse exercício, porque só quem vive a discriminação, o preconceito e o racismo todos os dias de sua vida é capaz de entender e ter ideia do que a excelente Professora Jane quis propor. Nada mais, do que se colocar no lugar do outro e sentir como é irracional ser tratado como inferior baseando-se em uma característica física ou sei lá o que?!

Fantástico…é assim que eu defino todo esse trabalho desenvolvido pela Professora Jane. Quanto mais ela humilhava e discriminava as pessoas, mais elas se sentiam incapazes, até simples tarefas ou comandos eram difíceis de serem executados, tornavam-se uma verdadeira tortura, porque as pessoas em poucas horas iam murchando e acreditando que realmente eram derrotadas e inferiores. 

http://www.janeelliott.com

Anúncios

06/09/2010 - Posted by | Filmes e Documentários, Preconceito | , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: