Viagem Cultural

Dicas e opiniões sobre assuntos diversos.

O PREÇO DA BENÇÃO

Dê um tempo para cá, se tornou muito comum os pregadores afirmarem que você só receberá uma benção se fizer uma contribuição financeira para a igreja, ou quanto mais você contribuir, maior será a benção que irá receber. Essa prática que hoje é corriqueira dentro das igrejas evangélicas, curiosamente foi um dos motivos do surgimento das mesmas.

Durante a Idade Média era comum a igreja católica cobrar a “doação” de esmolas para perdoar pecados. O abuso dessas cobranças fez com que Martinho Lutero se levantasse contra essa prática e acabasse por criar as igrejas protestantes, ou evangélicas.

É compreensível que as igrejas precisem de dinheiro para existirem. Contas de luz, água, aluguel e o salário dos dirigentes precisam ser pagos.
Para isso utilizam da revenda de algum produto, como livros, adesivos e camisetas, e principalmente de doações. Doar dinheiro ou qualquer outro objeto para uma instituição religiosa é algo que o fiel deve fazer de livre e espontânea vontade. Quando a benção é ligada a prática ou não dessa doação é que começa o grande erro.

Jamais alguém será abençoado por doar bens ou dinheiro para uma instituição religiosa, assim como não deixará de receber a tal graça divina por não contribuir financeiramente.

Infelizmente as pessoas procuram a religião normalmente em momentos em que estão fragilizadas e são facilmente persuadidas. Para conseguir a solução imediata de um determinado problema que esteja passando, acabam aceitando o que o líder da religião diz como sendo a vontade divida. Dessa forma muitas pessoas já doaram grandes quantias de dinheiro e até propriedades. Pior, na maioria das vezes não tem o seu problema resolvido.

Outra maneira muito sutil que as igrejas católicas usam para ganhar dinheiro é na cobrança de casamentos, batizados e outros eventos que deveriam ser gratuitos, uma vez que ela existe justamente para isso. E ainda existe a tal “venda casada”, prática usada em algumas igrejas onde em um determinado evento, só as empresas indicadas poderão fazer a decoração, só determinados músicos poderão tocar no evento e efetuar qualquer prestação de serviços relacionados com as cerimônias realizadas na igreja. E óbvio que diante de tal monopólio cobram un preço abusivo, não deixando ao fiel outra opção. Se por acaso não tiver condição financeira para pagar não poderá realizar o evento. Se esquecem totalmente do que Jesus disse em João 2:16 “não façais da casa de meu Pai uma casa de negócio”.

A pregação da palavra de Deus acaba sendo deixada em segundo plano, e a própria ajuda financeira que as igrejas deveriam dar aos mais pobres, sequer é feita.

É comum vermos igrejas com templos suntuosos, e em alguns casos até com objetos de ouro, sendo frequentada por pessoas que as vezes estão passando fome.

No início do cristianismo os apóstolos Pedro e João (os apóstolos de verdade, escolhidos por Jesus, não os auto intitulados de hoje), foram abordados por um coxo que lhes pediu esmolas na porta do templo. Pedro olhou para ele e disse: “Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda” (Atos 3:6).

Hoje a igreja não pode mais dizer que não tem prata nem ouro, pelo contrário, é riquíssima, mas também não pode dizer ao coxo: Levanta-te e anda.

Anúncios

27/04/2011 - Posted by | Religião

1 Comentário »

  1. Airton
    Muito polêmico, principalmente para quem esta de fora e não participou do “espírito da coisa”, pois não é bem assim. Essas igrejas , as evangélicas não vendem bençãos como parece. Elas tabalham para desenvolver no fiel uma fé sobrenatural. As pessoas chegam lá prestes a acabarem com a vida e ouvem palavras de vida, de recomeço, de esperança. Com essa fé assim provocada, a pessoa que devia 300,00 e passou a morar no fundo de alguma casa de parente assando fome e sendo humilhado, tem suas dívidas pagas de modo assombroso e se apegam a Jesus como o SALVADOR de sua vida. Inclusive nas programas televisivos, os pastores chamam justamente aqueles que nada possuem para Deus operar pela fé dessa pessoa. Os testemunhos são muitos. Eles substituiram o Isaac por dinheiro. A dependência de Deus tem que ser a mesma que Abraão teve. São símbolos poderosos. Abrem portas no nosso psiquismo, fazendo-nos penetrar numa outra dimensão. A dimensão espiritual. Deus te abençoe.

    Comentário por leila Oliveira | 25/07/2011 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: