Viagem Cultural

Dicas e opiniões sobre assuntos diversos.

CONFUSÕES NO ARRAIAL DE DEUS

“A apatia está por toda a parte, ninguém se preocupa em verificar se o que está sendo pregado é verdadeiro ou falso.”

Charles H. Spurgeon

Em todas as crenças as reuniões  são realizadas através de algum tipo de ritual, seja para um culto, casamento ou batizado. Esse ritual nem sempre é próprio da doutrina que se segue. Ás vezes são práticas de outra religião que são adotadas, e que através dos tempos são incorporadas as suas cerimônias. Isso se chama sincretismo religioso.

Esse sincretismo ás vezes é incorporado a uma religião sem que os seus seguidores deem conta disso, e no final os fiéis acabam por defender práticas que eles mesmo criticavam em outras doutrinas.

No cristianismo, por exemplo, tornou-se comum vermos pessoas usando fitinhas no braço, medalhas com símbolos religiosos, colocando sal grosso ao redor da casa, ungindo portas e janelas com azeite para impedir a entrada de maus espíritos, guardando água do Rio Jordão onde Jesus foi batizado, acendendo velas para iluminar o caminho de alguém que já morreu, usando uma infinidade de objetos ungidos como se eles tivessem o poder de solucionar problemas ou curar enfermos. Essas práticas são semelhantes as doutrinas pagãs, onde são usados amuletos, talismãs, patuás, cristais, banhos de ervas e outros objetos e recursos com o objetivo de dar proteção. O problema é que os fiéis acabam baseando sua fé nesses objetos e eles se tornam a grande esperança para uma cura ou solução de um problema.  É a materialização da fé, e qualquer semelhança com os santos de barro usados no catolicismo não é mera coincidência.

Em contra partida, também acabou se tornando comum vermos cristãos com medo de objetos por serem “símbolos ocultistas”, ou “fugindo” do número 666 como se fosse um número amaldiçoado, temendo satanás quando ele que deveria ter medo de nós. Cristãos com medo de ouvir uma música, assistir um filme ou ler um livro por proibição de um líder religioso. Com medo de datas como 11/11/11 e até mesmo do dia 21/12/2012, data do fim do mundo segundo o calendário Maia. A igreja que deveria acabar com esse misticismo tornou-se mística por culpa de pregadores despreparados.

Até as chamadas “sociedades secretas” como a Maçonaria, Rosa Cruz e os Illuminatis são temidos por determinados grupos cristãos, que atribuem a eles estarem preparando o domínio da humanidade para o surgimento do anti-Cristo.

Além do uso de objetos existe a declaração de “palavras mágicas” capaz de resolver qualquer problema.  É comum ouvir em igrejas neopentecostais pregadores dizerem “eu declaro”, “eu determino”, “eu profetizo” ou “profetize sobre a vida de seu irmão”, como se a vontade de Deus, estivesse sujeita as nossas palavras. Os cultos se tornaram muito mais uma sessão de auto ajuda do que um momento para adoração a Deus.

 Os profetas do Antigo Testamento sempre começavam suas profecias da seguinte forma:  “Veio a mim a palavra do Senhor”…

Pedro escreveu  “porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” (2 Pedro 1:21).

Mas talvez o pior problema seja a benção que depende da oferta. É muito comum ouvir pregadores dizendo que você deve fazer um desafio a Deus, e fazer uma oferta de gratidão. E depois invocam Malaquias 3:10 dizendo que Deus irá abrir a porta dos céus se você ofertar (“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança“) . Isso é uma grande mentira. Deus não pode ser comprado e uma benção não depende de quanto você ofertar, ou até mesmo se você não ofertar.

Isso é um retorno a Idade Média, onde a igreja cobrava indulgências para perdoar pecados e proibia as pessoas de terem acesso a leitura.

Ao aceitarmos o senhorio de Jesus sobre nossas vidas, recebemos o Espírito Santo, nos tornamos nova criatura, o pecado não tem mais domínio sobre nós. Temos livre acesso a Deus. Deus ouve nossa oração. “A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” (Tiago 5:16).

Anúncios

05/12/2011 - Posted by | Religião

6 Comentários »

  1. Você sabe que VERDADE ABSOLUTA só DEUS, o resto é relativo, significando que para cada tese, existem mil antiteses. A síntese, vai depender do grau de consciência de cada um.

    Já te disse que gosto de contradizer como forma de exercitar meus neurônios, não afeitos a aceitar nada sem antes eu mesma concluir. Vou tentar:
    1-Sincretismo= Existe um desenvolvimento gradual na história do HOMEM, onde somando-se as experiências do passado,ele vai assimilando as tradições e chega-se um produto atual para a época em que se vive, desconhecendo, muitas vêzes as origens dos mesmos.
    Por isso seria interessante utilizarmos a Metodologia científica e analizarmos cada fato por época, sendo assim, mais fácil chegarmos a origem dos mesmos.

    O Batismo em todas as épocas sempre foi um símbolo de purificação e de renovação. Era conhecido nos meios essênios, mas também em outras religiões (que o associam aos ritos de passagem, especialmente aos de nascimento e morte) além do judaísmo e suas seitas, de onde o cristianismo surgiu.

    O que é criticado pelos protestantes, seguidores da Bíblia, é o Batismo infantil, pois segundo a Palavra este deve ser feito por um homem consciente, maduro em suas decisões.
    2- SIMBOLOS RELIGIOSOS= Acho fantástico a maneira com que os pastores, sábiamente dirigidos por seu lider- O Bispo Macedo- orienta pesoas semi-analfabetas, sem nenhuma instrução a exercerem a fé através de instrumentação LÚDICA. Esse é o primeiro ponto de minha defeza. O segundo, é que como ex-ocultista, tenho amplo conhecimento sobre essas simbologias, as energias envolvidas e sua atribuição ocultista, para se atingir determinado resultado. Pesquizando a ALQUIMIA, sobre as ENERGIAS, sobre MIASMAS, etc. chega-se a conclusão da maravilha existente nesses cultos, cujo objetivo pela fé em Jesus é conseguir-se a libertação daquilo que algema o ser humano: pode ser problema de saúde, dinheiro, casamento, drogas, etc. O EVANGELHO PLENO diz que Jesus pode todas as coiusas, e para ele nada é impossível. Os milagres tem sido cada vez maiores e nossa nação deixa de ser PANTEÍSTA ou IDOLÁTRA.
    Todos sabem que não é o cordãozinho, etc. que faz o milagre, e que esses objetos são ponto de fé. Como ex-ocultista afirmo que existe, sim, poder mágico,nessas coisas. A química comprova, que o SAL descarrega os ions negativos.
    3- DETERMINAR= Aqui é outro ponto mal compreendido. Em primeiro lugar, A PALAVRA possui , sim, PODER. Ela amaldiçoa ou abençoa. Se alguém te promete algo, v. pode cobrar a essa pessoa. Ela esta em dívida com você. Se DEUS possui um monte de promessas para seus FILHOS, tem Bíblia com, as promessas assombreadas, podemos sim, chegar até Deus e cobrar, determinando, pela fé, a sua vitória.
    Segundo, Hebreus 11:l, Fé é a certeza de coisas que se espera e a firme convicção de fatos que não se vêem.
    Se esta escrito: “PORQUE O MEU DEUS E SUA RIQUEZA EM GLÓRIA HÀ DE SUPRIR EM CRISTO JESUS, CADA UMA DE MINHAS NECESSIDADES,Fil. 1:19 eu posso determinar isso.
    IMAGENS CATÓLICAS= Os católicos depositam sua fé em imagens, e pode ser que consigam o que desejam. Muitas vêzes, Jesus, disse: A sua fé te salvou.
    O homem sem fé, não possue esperança. è um pobre coitado. Tenho uma amiga, crente, de visão limitada, cujo esporte e malhar as outras denominações: ela é Batista. Detestava o ministério do Bispo Waldomiro, dizendo ser obra de SAtanás. Hoje, ela adoeceu seriamente, e por ter malhados os diversos ministérios, hoje não tem onde recorrer. Hoje, de madrugada eu assistia comovida, a libertação dos enfermos e dos drogados. O próprio Waldomiro, chorava. Eu olho o Waldomiro e vejo Jesus. O povo sofrido correndo atrás e ELE, Jesus, curando.
    Essas manifestações todas, estão apontando para a vinda de Jesus. È impressionante como ficam as Igrejas cheias de infelizes, descamisados, buscando alívio para suas dores.
    Hoje, já não critico mais. Segundo Fil. 1:18, Paulo disse: E daí? E daí que uns pregam por inveja, ou de qualquer maneira? CONTANTO QUE O EVANGELHO seja pregado.

    4- OBJETOS MÁGICOS -No livro de Jó18:15-16, esta escrito, que foi derramado pó de enxofre dentro de uma casa e o mal foi cortado pela raiz.
    No livro de Reis, o profeta Elias, colocou SAL GROSSO num prato, para curar as aguas de Mara.
    Paulo, enviava retalhos rasgados de suas vestes, cheio de unção, para curar enfermos.
    Um outro profeta, queria enviar o seu cajado, para curar o filho da viúva.
    Jesus, fez lama de cuspe com terra para curar o cego.
    É baseado nesses feitos que algumas igrejas fazem o mesmo.
    SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS.
    NUMEROLOGIA= è outro estudo ocultista que deve ser considerado. Os que o desconhece fazem pouco, mas existem trabalhos sérios validando o seu PODER.
    MAÇONARIA (é com c, v. escreveu com 2 s)+ Aqui, vemos que através da história Geral de Todos os tempos, atrás das grandes mudanças, sempre existe o papel da maçonaria. Todos os grandes homens são Maçons, cabe a eles as grandes mudanças. Sempre foi assim.
    DÍZIMOS= Ele sustenta toda uma estrutura. É utilizado como meio de exercer a fé. É um exercício de desprendimento. Abraão, obedecendo a Deus, ofereceu ISAAC como sacrifício. É prova de desapego. Obedece a Lei Biblica da multiplicação. É dando que se recebe.Ceetas igrejas estimulam o voto. Eu estava na Metodista (não tem a prática de votos. Não é Pentecostal, não buscam o Poder de Deus), mas esse irmão, por sí só, fez um voto com Deus: Deu mil reais, como dízimo antecipado, para comprar uma camionete.Me levou até ao estacionamento da igreja e mostrou a nova camionete. Cada um tem seu jeito próprio de exercer a fé. Uma outra Metodista, acompanhava pela TV. a oração de cura, qdo. teve a intuição de colocar o vik Vaporub para ser ungido, depois colocou na mão de sua filhimha que estava cheia de verrugas. Depois vesiu, nas mãos, uma meia. No outro dia, as verrugas haviam caído. Um outro estudo para se entender esas coisas é sobre UNÇÃO.
    Não! Não gosto de criticar ou condenar. Somos diferentes. Diferentes graus de instrução. Diferente grau de consciência. Diferente grau de inteligência, etc.
    Deus arruma um jeito de levarmos todos a ele segundo nosso entendimento.
    As coisas de DEUS são loucura para o mundo.
    Desde que fui alcançada pelo Senhor, tenho vivido pela fé. Cada história tenho vivido, que para os fora da fé soariam como loucura.

    Comentário por Leila OLIVEIRA | 07/12/2011 | Responder

    • Olá Leila,
      muito obrigado por expor o seu ponto de vista. Sempre gosto de seus comentários pois quase nunca concordamos. Mas isso é bom para que as pessoas possam ver que existem pontos de vista diferentes, e que tudo o que é pregado, deve ser analisado antes de se tomar aquilo como verdade ou inverdade.

      Comentário por Airton | 07/12/2011 | Responder

  2. Adorei esse: QUASE NUNCA CONCORDAMOS.
    E faço questão de não concordar.
    É muito mais interessante. Afinal a verdaDE É FORMADA PELAS MULTIPLAS FACETAs. Apenas contraponho a sua para ficar mais interessante.
    Continuemos caminhando…

    Comentário por Leila OLIVEIRA | 07/12/2011 | Responder

  3. Não sou do contra, apenas tento mostrar que as coisas não são radicalmente, como v. aponta, do contrário, v. estaria posando como o Dono da Verdade.
    Apenas tento me aprofundar um pouco mais. Mostrar que talvez existam pontos que v. ignora. Como por exemplo, ter ridicularizado aqueles que detèm o Conhecimento sobre o PODER dos NÚMEROS e da PALAVRA.
    Se v. buscar os diversos sites sobre o tema ficará surpreendido com o que lá encontrará.
    O véu da ignorância (qdo. não sabemos, ignoramos, certos conhecimentos) nos faz concluir que certas crenças, não passam de supertições, quando na realidade, pertencem a área do Conhecimento Oculto, Mágico.

    Todos os fenômenos da natureza podem ser definidos por números, por desenhos geométricos e relações numéricas. Como dizia Pitágoras: “Deus geometriza”.

    Os números, segundo a visão cabalística não apenas indicam valores ou cifram textos, mas também traduzem conhecimentos. Todas as leis, princípios e pensamentos filosóficos, teológicos e cosmogônicos podem ser expressos através do sentido esotérico dos algarismos.

    Esse conhecimento pertence a alguns e não a todos.
    Quando discordo, ou contradigo é para despertar-lhe a curiosidade. Ao invés de ficar na superfície, descer mais um pouco. Verá que é surpreendente.

    LUZ!

    Comentário por Leila OLIVEIRA | 11/12/2011 | Responder

  4. A LEI DA GRAVIDADE existe, crendo você ou não, nelas.
    Existem inúmeras Leis no Universo e entre elas a LEI DOS NÚMEROS E DO PODER NA PALAVRA.
    Mesmo que queiramos ignorá-las, elas existem. Qto ao número ¨666, teríamos que brigar com João. Ele foi quem disse que 666 era o número da BESTA.
    De repente, v. esta debaixo de uma vibração poderosa de um determinado número, sem saber, pois ignora.
    Por exemplo: se o número de sua casa nova fôr 8, v. será impulsionado a ter ordem e organização o que o levará fatalmente a uma prosperidade.Geralmente´seus moradores são pessoas orgulhosas, altivas, bem vestidas, e com uma casa myuito bem decorada, de acordo com os seus ganhos
    Se for 9, haverá perdas, pois será chamado a ajudar muita gente.
    DEUS é soberano. De 1 a 9, foi ELE quem o enviou, para que tivesse determinada experiência nesta casa.
    A Bíblia relata inúmeros textos comprovando. Enviarei para v. o estudo, logo que encontrar.
    Beijo

    Comentário por Leila OLIVEIRA | 11/12/2011 | Responder

    • Ok Leila,
      obrigado por seus comentários. Sempre.

      Comentário por Airton | 11/12/2011 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: