Viagem Cultural

Dicas e opiniões sobre assuntos diversos.

O ANEL DO PESCADOR

Para católicos do mundo todo o apóstolo Pedro é considerado o primeiro papa e fundador da Igreja Católica Apostólica Romana. Para tanto eles se baseiam na passagem bíblica que se encontra em Mateus 16:13-19:

 “Indo Jesus para os lados de Cesaréia de Filipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem? E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas. Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou? Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus. Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela, dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus.”

Somente essa afirmação de Jesus não coloca Pedro em Roma e nem faz dele o fundador e líder de uma igreja que através dos séculos, foi culpada pela tortura e morte de milhares de pessoas inocentes.

A igreja que toma para si a primeira parte das palavras de Jesus, ignora a continuação da conversa, onde Pedro é chamado de Satanás.

Então, advertiu os discípulos de que a ninguém dissessem ser ele o Cristo. Desde esse tempo, começou Jesus Cristo a mostrar a seus discípulos que lhe era necessário seguir para Jerusalém e sofrer muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser morto e ressuscitado no terceiro dia.

E Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo, dizendo: Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá. Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens.”   Mateus 16:20-23

Seria então a igreja católica pedra de tropeço, ou o uso da imagem de Pedro só serve quando for elogiosa?

A igreja sustenta que após a morte de Jesus, Pedro foi para Roma e fundou juntamente com o apóstolo Paulo a igreja local. Historicamente não existe nenhuma prova concreta de que Pedro esteve em Roma (embora isso possa ter ocorrido) e muito menos que ele tenha fundado uma igreja na capital do império. Quando Paulo escreveu sua epístola aos romanos na década de 50 do primeiro século não faz menção em nenhum momento da presença de Pedro na cidade.

Mas se Pedro não foi o primeiro papa, então quem foi ?

A criação do papado é resultado de um longo processo histórico. No início do cristianismo quatro sedes exerciam liderança sobre as outras: Jerusalém, Antioquia, Alexandria e Roma. Posteriormente Constantinopla foi adicionada como sendo a quinta sede quando passou a ser a capital do Império Romano. Roma não possuía um bispo único até perto do sécuo 150, ou seja, quase um século após a morte de Pedro. Documentos do começo do século II não faziam a menção a um bispo único, mas sim aos anciãos da igreja.

Uma série de fatores contribuíram para que o bispo de Roma passasse a ter mais importância do que os outros, até se tornar o principal líder do catolicismo:

– Um decreto do imperador Justiniano em 533, dando ao bispo de Roma autoridade final na interpretação das escritura e sobre a parte ocidental do Império romano.

– Enquanto as outras sedes competiam pela supremacia no oriente, a igreja de Roma ficava como a única líder do ocidente.

– No ano 800 o papa Leão II coroou Carlos Magno como imperador do Sacro Império Romano, indicando o reconhecimento do bispo de Roma como o principal personagem religioso do ocidente.

– A igreja romana durante muitos séculos recebeu amplos territórios de diversos reis que vieram a constituir os estados pontifícios, e fizeram da igreja uma das instituições mais poderosas da Idade Média. Dessa forma a autoridade do líder máximo da igreja ocidental não tinha mais como ser questionada.

Alguns bispos romanos também tiveram atitudes que ajudaram a aumentar controle da sede romana sobre as outras:

– Sirício (366-384). Decretou que nenhum bispo deveria ser consagrado sem o seu consentimento. Segundo o teólogo católico Hans Kung, Sirício foi o primeiro bispo a se intitular papa.

– Leão I (440-461). Dizia-se sucessor de Pedro e sua autoridade não podia ser infringida. Conseguiu grande prestígio quando conseguiu convencer Atila, o huno, a não invadir Roma no ano de 452. Muitos o consideram como o primeiro papa.

– Gregório I, também chamado de Gregório Magno. (590-604). Durante o seu papado a igreja teve um dos seus maiores apogeus. Foi um estudioso das escrituras e seus comentários foram muito lidos na Idade Média. Enviou missionários para várias partes da Europa.

– Leão X (1513-1521). Merece destaque não por suas realizações, mas por ser atribuída a ele seguinte frase “Agora que Deus nos deu o papado, vamos desfrutá-lo”. Autorizou a venda de indulgências para concluir as obras da Catedral de São Pedro, o que causou revolta no monge agostiniano Martinho Lutero, dando início ao protestantismo.

É inegável a influência que o papado tem sobre o mundo ocidental. Prova disso é que qualquer manifestação que o papa faça é noticiada.

Porém da mesma forma que é uma instituição benéfica para a igreja católica, dando-lhe um senso de unidade, ao mesmo tempo é um dos maiores empecilhos para uma aproximação dos cristãos, já que a autoridade pontifícia é rejeita tanto pelos evangélicos como pela igreja oriental.

Anúncios

07/05/2012 - Posted by | Religião | , , , , , , ,

1 Comentário »

  1. Deus esta muito acima das disputas terrenas dos homens, Pois esta mais perto de Deus aquele que segue seus mandamentos! Do que aquele que tem autoridade dada por seus pares! Para Deus os ultimos são os primeiros eos primeiros serão os ultimos!! Não busqueis pois primeiros lugares para serem vistos pelos homens! Conservai-vos na humildade pois aquele que ve tudo vos recompensará!!!

    Comentário por Delanor Bif de Lagos | 14/03/2013 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: