Viagem Cultural

Dicas e opiniões sobre assuntos diversos.

AMOR E PERDÃO

elo quebrado

Mas contigo está o perdão, para que sejas temido. (Salmo 130:4)

Amor e perdão são as atitudes mais ensinadas em todas as religiões. O perdão está diretamente ligado ao amor. Quem ama perdoa.

Mas nem todos os que perdoamos são pessoas que amamos.

Por exemplo, imagine que em uma relação profissional duas pessoas que não tem tanta afinidade ou amizade, e uma acaba fazendo algo que prejudique a outra involuntariamente. Notando que sua atitude causou algum dano ao outro, o primeiro lhe pede perdão, e mesmo não sendo tão próximos, o segundo acaba lhe perdoando. Esse é um exemplo de que para haver o perdão, não tem necessariamente de haver amor.

Perdoar pessoas desconhecidas as vezes é muito mais fácil do que perdoar conhecidos. Também existem delitos que são mais fáceis de serem perdoados do que outros. Para muitos a traição é a mais difícil de ser perdoada. Não me refiro somente a traição de um casal, mas também a traição de um amigo ou parente.

Perdoar um traidor às vezes é um pouco difícil, não somente pelo perdão em si. Quando outras pessoas sabem dessa traição, achamos que temos de adotar uma solução mais enérgica contra o traidor, como se tivéssemos de dar uma satisfação aos outros. Perdoar o traidor não é a atitude que todos esperam. .

O primeiro medo que se tem em perdoar uma traição é o traidor pensar que sua traição não causou tantos problemas, e por isso está sendo perdoado. Corre-se o risco dele continuar traindo. Outro problema é a pressão que todos que sabem da traição, fazem para que o traidor seja punido. É inadmissível para a maioria das pessoas que um traidor mereça o perdão. Se um traído perdoa o traidor, curiosamente ele será visto como fraco. As pessoas não conseguem entender como alguém que sofreu uma traição possa perdoar.

Colocando dessa forma, o perdão parece ser um sinal de fraqueza, quando na verdade, somente os fortes tem coragem de perdoar.

Diferente dos homens, as mulheres têm muito mais coragem de perdoar uma traição.

Encerro citando o exemplo, de uma das traições mais famosas nos últimos tempos e a trajetória de quem perdoou.

No final da década de 90 a então primeira dama dos Estados Unidos, Hillary Clinton foi surpreendida pela traição do seu marido, o presidente Bill Clinton, com uma estagiária. O fato se tornou público, a traição foi mundialmente conhecida e o mundo todo queria saber qual seria a reação de Hillary. A mais óbvia, e que parecia ser a mais correta naquele instante, seria a separação.

Mas contrariando as expectativas Hillary perdoou seu marido e seguiu em frente com seu casamento.

Não posso dizer que foi graças a isso, mas depois de perdoar o marido, Hillary se tornou senadora de Nova Iorque, secretária de estado, e hoje é uma das principais candidatas á sucessão presidencial americana.

Quanto a traidora, pouca gente ainda se lembra o nome dela (Monica Lewinsky).

Amar é justamente isso: perdoar o imperdoável. Se não for assim, não é amor.

Anúncios

13/03/2013 - Posted by | Religião | , , , , ,

1 Comentário »

  1. tenho um amigo que se chama rodrigo teve uma perfuracao estomacal vazou liquido e alimentos no vazio do abdomen teve que fazer uma cirugia as presas o medico estava ja fora do seu plantao voltou correndo fazer a cirugia e salvou o
    rodrigo mas cometeu um erro sem querer cortou UMA PEQUENA FISURA NO ORGAO QUE PROduz insulina ou seja em 15 dias teve nova cirugia e estava com diabete pra sempre todo dia deve tomar uma injecao de insulina pro resto da vida 30 dias depois rodrigo foi no consultorio do medico o mesmo recebeu ele com dureza dizendo pode me prossesar vai procurar seus direitos rodrigo disse nao nao e isso que vim fazer vim te agradecer pela primeira cirugia que voce me fez essa e que importa senao eu estaria morto muito abrigado doutor isso sim e perdao e gratidao

    Comentário por egon emmer | 25/04/2015 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: