Viagem Cultural

Dicas e opiniões sobre assuntos diversos.

CASAMENTO GAY

casamentogay

O casamento gay tem sido um dos assuntos mais comentados no Brasil nos últimos meses. De um lado os que são a favor, incluindo diversas personalidades do mundo artístico; e de outro lado os contrários, formado principalmente por lideres religiosos.

O grande problema é que esses grupos estão discutindo sobre dois pontos de vista diferentes: o civil e o religioso.

O Brasil já reconhece a união estável entre indivíduos do mesmo sexo mas ainda não celebra casamentos entre homossexuais. Existem muitas diferenças entre a união estável e o casamento.

Para o casamento é necessário que ele seja formalizado por um juiz de paz, ou juiz de direito. Na união estável basta somente que duas pessoas passem a viver juntas formando uma unidade familiar. Para a extinção de um casamento também é necessário as formalidades. Já na união estável só é necessário que os indivíduos deixem de viverem juntos. No caso de uma separação ou extinção por morte, no casamento existe a divisão seja total ou parcial dos bens. No caso da união estável esse direito inexiste.

Outro benefício importante que só o casamento concede é a mudança do estado civil. Quem vive sob o regime de união estável continua com o estado civil de solteiro.

E é justamento por conta de todos esses direitos que os os homossexuais querem o reconhecimento do casamento e não somente da união estável.

O lado contrário, que não quer que o casamento homossexual seja reconhecido, é formado principalmente por grupos religiosos que baseia suas convicções na própria religião.

É sempre bom lembrar que muitos casais homossexuais já vivem juntos, e dividem o mesmo teto dá mesma forma que os casais heterossexuais, e o reconhecimento do casamento homossexual não irá mudar isso, só irá garantir os direitos que eles reivindicam.

Mas infelizmente essa discussão acabou saindo do âmbito político e virando uma discussão religiosa.

Depois de tantos anos e tantas experiências negativas a humanidade ainda não percebeu que sempre que a religião tenta resolver suas convicções pela imposição, milhares de pessoas acabam sendo mortas e nenhum resultado prático acaba sendo conseguido.

No passado as Cruzadas foram criadas para “libertar” a Terra Santa das mãos do muçulmanos. O saldo final foi de milhares de pessoas mortas, tanto cristãos quanto muçulmanos, incluindo crianças.

O mesmo ocorreu com a inquisição, onde a igreja não admitia que ninguém não fosse cristão. Milhares de pessoas foram mortas durantes séculos em nome da religião. Hoje o que vemos na Europa mostra que essa  intromissão da igreja foi mais prejudicial para ela própria do que para qualquer outra grupo religioso: a maioria dos países europeus não tem o catolicismo como sua principal religião.

Ser contra o casamento homossexual somente por causa de uma convicção religiosa não parece ser um bom argumento para que ele não seja aprovado. Apesar de todo tratamento privilegiado que a igreja católica possui, devemos lembrar que o Brasil é um país laico e a religião não deve ser levada em conta para se aprovar ou não o casamento homossexual.

O que chama a atenção não é a posição da igreja em relação a esse assunto, já que era esperado que tanto os católicos como os evangélicos fossem contrários. O que chama a atenção é que os líderes religiosos que se levantam com veemência para colocar suas opiniões em evidência, nunca sequer levantaram sua voz para tentar a ajudar problemas muito mais importantes.

Os mesmos líderes que hoje se incomodam em ver duas pessoas do mesmo sexo de mãos dadas na rua, não se incomodam em ver diversas mulheres se prostituindo – inclusive crianças – muitas vezes bem próximo de seus suntuosos templos. Hoje eles vão ao congresso fazerem pressão para que duas pessoas do mesmo sexo não se casem, mas nunca tomaram a mesma atitude para que a pedofilia fosse considerada um crime hediondo ou inafiançável. Crime esse que muitas vezes são cometidos pelos próprios líderes religiosos.

Muitos sentem-se ofendidos ao verem dois homens ou duas mulheres se beijando, mas sua fé não se abala quando uma mulher é agredida covardemente por seu parceiro. Não se ofendem ao verem tantas e tantas pessoas morando nas ruas por não terem para onde ir. Sua fé não é capaz de fazer algo para impedir que milhares de brasileiros vão para suas camas sem terem comido sequer um prato de comida durante todo o dia.

Já vi muitos grupos religiosos fazerem trabalhos de evangelização em lugares como a cracolândia em São Paulo, baixada fluminense no Rio de Janeiro, casas de detenção, favelas, hospitais, etc, porém inexplicavelmente jamais vi algum desses líderes nesse tipo de trabalho. Talvez porque eles devam estar ocupados cuidando de suas belas casas, jatinhos ou iates. Ou viajando para Brasilia para evitar que o casamento homossexual seja aprovando, enquanto os seus fiéis andam a pé por ruas escuras e perigosas para chegarem a igreja, onde esses mesmos líderes chegarão em seus carros importados e sequer darão a mão para esse fiel no final da reunião.

Esses líderes que não toleram o homossexualismo não se incomodam em permitir que políticos, muitas vezes corruptos, sentem-se com eles junto ao púlpito da igreja.

Se consideram chamados para essa liderança, mas na primeira oportunidade abandonam suas ovelhas para se tornarem vereadores, deputados ou senadores. Para esses pseudo líderes eu digo o mesmo que muitos brasileiros já disseram: vocês não me representam, nem como cristão e nem como político.

E para não ficar em cima do muro também vou me posicionar sobre o casamento gay. Casem-se e adquiram o direito civil que tanto anseiam. Qualquer forma de discriminação deve ser reprimida. Acho justo que uma pessoa não seja discriminada por causa de sua fé assim como por causa de sua opção sexual

Anúncios

03/05/2013 - Posted by | Preconceito | ,

2 Comentários »

  1. Excelente texto! Representa o que penso e o que sinto! Parabéns!

    Comentário por Elenir Sampaio Coutinho | 04/04/2015 | Responder

  2. Respeito às partes MAIS
    No princípio( macho e fêmea os fez

    Comentário por Armando | 17/09/2017 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: