Viagem Cultural

Dicas e opiniões sobre assuntos diversos.

AS 10 TRIBOS PERDIDAS DE ISRAEL

Judaism Starburst grunge background

Entre os séculos XXI e XVIII, Deus apareceu para um homem chamado Abrão e lhe fez a seguinte promessa: “Far-te-ei uma grande nação” (Gênesis 12:2). Apesar de o nome Abrão significar “pai elevado” ou “grande pai”, Abrão não tinha filhos e sua mulher Sarai, era estéril.

Abrão saiu de sua cidade natal chamada Ur, na região onde atualmente é o Iraque, e foi para a região da Palestina. Deus mudou o nome dele de Abrão para Abraão que significa “pai de uma multidão”. Também mudou o nome de sua esposa para Sara que significa “princesa”, curou sua esterilidade e tiveram dois filhos: Ismael e Isaque. Deles descendem os povos árabes e os judeus.

Isaque teve dois filhos gêmeos: Esaú e Jacó, também chamado de Israel. Ele teve doze filhos: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, José e Benjamim. Esses formaram doze tribos e deles descendem os judeus.

No século XII a.C uma grande fome se abateu sobre a região da palestina, onde viviam os judeus. Eles foram obrigados a buscar alimentos no Egito. Jacó já era velho e não podia ir junto, e não queria que Benjamim, o caçula, fosse com os irmãos, pois temia que algo pudesse acontecer com ele. Porém o governador do Egito só daria alimentos para eles caso todos os filhos de Jacó fossem até ele. Então Judá se compromete com o pai que cuidaria de Benjamim e não deixaria que nada de mal lhe acontecesse. Judá seria o responsável por Benjamim (Gênesis 43:9). Essa promessa de Judá é muito importante e explicarei mais a frente.

Por volta do ano 1029 a.C. Saul unifica as 12 tribos, tornando-se o primeiro rei de Israel. Porém, no século XI a.C. o reino foi dividido em dois: Ao sul chamado de reino de Judá, formado pelas tribos de Judá e Benjamim, e ao norte chamado de reino de Israel, formado pelas outras dez tribos restantes.

Em 722 a.C. os Assírios invadem o reino do norte.  Para evitar que os reinos conquistados se rebelassem, era costume dos Assírios deportar parte da população para outras regiões de seus domínios, e trazer pessoas de outras regiões para a nova terra conquistada. Com isso, a cultura, a religião e os costumes de cada um desse povo foram se misturando em todas as partes do reino dos Assírios.

Os descendentes das tribos de Israel casaram-se com pessoas de outros povos, e alguns foram enviados para outras partes do reino dos Assírios. Aos poucos a descendência dos filhos de Jacó foi se misturando com outros povos, e perdendo sua identidade. Com o passar dos anos se tornou muito difícil identificar quem eram os descendentes de Israel, e até a história não conta o que aconteceu realmente com eles.

Por isso eles são conhecidos como as “Dez Tribos Perdidas de Israel”.

Não por acaso, somente as tribos de Judá e Benjamim ficaram. Judá havia prometido a seu pai que seria o responsável por cuidar de Benjamim. Por isso na divisão do reino, Judá e Benjamim permaneceram juntos. Todas as outras tribos desapareceram com o tempo, mas os descendentes de Judá cumpriram a promessa que ele fez para Jacó e cuidaram dos descendentes de Benjamim.  Jesus é descendente de Judá.

Por ser um povo que sempre zelou em conservar seus costumes, é possível encontrar grupos de povos que praticam os costumes judeus, o que leva a crer que são descendentes das dez tribos perdidas.

Esses grupos se encontram em algumas regiões como no Afeganistão, China, Equador, Etiópia, Índia, Irá, Japão, Myanmar (antiga Birmânia), Nigéria e Paquistão.

Anúncios

28/07/2013 - Posted by | Religião | , , , , ,

22 Comentários »

  1. Obrigado

    Comentário por Adalgisa de Moraes | 04/05/2014 | Responder

    • CONCORDO COM ADALGISA DE MORAIS. O PESSOAL LÁ EMBAIXO DIZ NÃO ESTAR NA BÍBLIA ESSA TESE, MAS PODEMOS ENCONTRÁ-LA NA CIENCIA.

      COMEÇA DIZENDO QUE A POVOAÇÃO DE TODOS OS POVOS É UM MISTÉRIO, O QUE CONCORDO TAMBÉM, MAS QUE O ESTREITO DE BERING ESTA ENVOLVIDO, ISSO ESTA.

      VOU COLAR O INÍCIO DESSA FASCINANTE PESQUISA:

      O povoamento do continente americano é um enigma a ser decifrado para a compreensão da evolução de nossa espécie, chamada pelos cientistas de Homo sapiens. Ao deixar a África, onde surgiu aproximadamente entre 200 mil e 100 mil anos, o homem primitivo deu início à sua dispersão territorial e colonizou novos continentes, adaptando-se a novas regiões de clima e recursos naturais variados. Num movimento cuja direção levou ao estreito de Bering, a porta de entrada das Américas, nossos ancestrais deixaram vestígios nos lugares por onde passaram e fixaram residência. Esses locais, conhecidos como sítios arqueológicos foram encontrados em maior número na Europa, Ásia e Oceania do que na América do Norte, Central e do Sul que também são mais recentes. Essa lacuna na história do desenvolvimento humano há muito tempo mobiliza arqueólogos, lingüistas, antropólogos físicos e sociais, biólogos e geólogos, que procuram conhecer a origem, as características e quando e como chegou à América a nossa espécie.

      “Hoje, as perguntas que estão sendo feitas sobre o povoamento da América são: de onde vieram os primeiros colonizadores? Que rota seguiram? A migração foi contínua ou interrompida por lapsos de tempo? Quando ocorreu essa migração, ou quando ocorreram essas migrações?”, explica Francisco Salzano, pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), empenhado em desvendar as origens do homem americano por meio da análise genética de grupos indígenas. Para ele, existe o consenso entre os cientistas de que não existiram populações originadas no continente, pois aqui ainda não foram encontrados vestígios muito antigos de fósseis humanos. Além disso, a hipótese mais aceita é a de que a rota de entrada no continente passou pelo estreito de Bering. “Mesmo com relação a este último ponto, no entanto, há vozes discordantes. As discussões quanto à região original de migração envolvem ou a Mongólia ou a Sibéria, numa ou mais rotas de migração, que podem ter sido terrestres, interiores, costeiras ou marítimas”, diz Salzano.

      VOCÊS PODEM DAR CONTINUIDADE A PESQUISA DANDO CONTINUIDADE AO MATERIAL:
      Como os índios chegaram ao Brasil?? | Yahoo…
      br.answers.yahoo.com/question/index?qid=…Em cache
      Para ele, existe o consenso entre os cientistas de que não existiram populações originadas no continente, … atravessaram o estreito de Bering um,

      Comentário por Leila Oliveira | 25/07/2015 | Responder

    • fala que a ciência é muiiiiiiiiiiiito atrasada….Deus rí e zomba dela….

      Comentário por Miqueias b. da Silva | 19/07/2016 | Responder

      • Segundo estudiosos, os cristãos novos que vieram para o Brasil eram da tribo de Judá e Efrain. O sangue das doze tribos ainda corre nas veias de muitas pessoas, infelizmente a maioria não sabe. Judá é muito especial, pois foi designada para reinar sobre as Doze tribos, sem falar que o messias vem desta tribo. Os de Judá já estão salvos conforme a Lei (TORÁ).

        Comentário por Ruivo | 05/10/2017

  2. Quando diz em Esdras, relata que as tribos do norte exilados na as assíria atravessaram o rio Eufrates pelo estreito de bering onde DEUS parou as águas por um ano e meio para passarem a uma outra terra chamada de terra estranha e ainda não a habitava ninguém, e lembrando que até o século 19 Israel fazia parte do continente africano. E retornado no assunto ao atravessarem o rio Eufrates dendo para as águas é claro a do oceano, para onde será que foram é só ler os relatos bíblico ou da história e olhar o mapa continente americano,por isso que os espanhóis chegando aqui tanto na america do norte, central e do sul encontraram tribos indígenas.

    Comentário por Luis Gonçalves | 28/07/2014 | Responder

    • Qual a referência em Esdras que relata a travessia pelo Estreito de Bering?

      Comentário por josegildoJose Gildo | 04/07/2015 | Responder

      • Olá José Gildo, na verdade nem no livro de Esdras e nem em qualquer outro livro da bíblia, existe menção de que os judeus atravessaram o estreito de Bering para chegar na América. O que existe são algumas teorias de que isso possa ter ocorrido, mas que não são comprovadas historicamente, e por isso mesmo são só teorias.

        Comentário por Airton | 09/07/2015

      • Olá, pra vc e para todos, o livro é o esdras II, não foi colocado na bíblia, baixe no site e compare com II Reis cap 17
        LIvro de esdras II cap 13 verso 40 em diante.

        O livro não foi colocado na bíblia porque os religiosos não querem que o povo saiba.

        http://www.negroseindios.com

        Comentário por Ricardo | 13/12/2015

      • Olá Ricardo, obrigado por seus comentários e por deixar sua opinião.

        Comentário por Airton | 13/12/2015

  3. Estas dez tribos teriam que espalharem por todo o mundo, para que cada ser humano adquirisse uma minúscula partícula de sangue deles, para que se cumprisse o que foi dito a Abraão; que todas as naçoes seriam benditas nele, em Abraão.E posteriormente o Sangue lá na Cruz atrairia a todos. Jesus disse assim; Quando eu for levantado da terra atrairei todos a mim.

    Comentário por Robério Araújo Costa | 14/09/2014 | Responder

  4. Os Israelitas sempre estão atravessando ás águas para fugirem da perseguição. 1) Fugiram do Egito pelo mar Vermelho. 2) Fugiram da Assíria pelo rio Eufrates e depois atravessaram oceano Pacífico através do estreito de Bering. 3) Fugiram da perseguição na Europa e atravessaram o oceano Atlântico. Mas eles irão retornar para Israel através das águas aonde Deus irá destruir o mar do Egito moverá Sua mão contra o rio Eufrates para que seu povo retorne para Israel nos últimos dias (Isaías 11.11-16)

    Comentário por João Carlos Ferreira Honório | 16/02/2015 | Responder

    • Qual a referência que relata a travessia pelo Estreito de Bering?

      Comentário por josegildoJose Gildo | 04/07/2015 | Responder

      • Olá José Gildo, na verdade nem no livro de Esdras e nem em qualquer outro livro da bíblia, existe menção de que os judeus atravessaram o estreito de Bering para chegar na América. O que existe são algumas teorias de que isso possa ter ocorrido, mas que não são comprovadas historicamente, e por isso mesmo são só teorias.

        Comentário por Airton | 09/07/2015

  5. As dez tribos são os indígenas do continente Americano, são os verdadeiros descendentes de Abraão, e os negros trazidos em navios negreiros são os da tribo de Judá.

    O continente Americano é a terra estranha dita a Abraão aonde seus descendentes seriam escravos por 400 anos.

    http://www.negroseindios.com

    Comentário por Ricardo | 13/12/2015 | Responder

    • sabe se que o rei salomao enviou israelitas para as americas mas segundo a ciencia que cuida dos testes de dna de origem os povos indigenas tem como marcador genético a letra (a)pertensem ao povo de jafer irmão de sem e cã indigenas nao sao israelitas

      Comentário por elias florentino | 17/03/2017 | Responder

  6. nome palestina so surgiu da exporsào dos judeos pelo imperio romano mesmo assim nome era siria palestina

    Comentário por vanderlei | 16/12/2015 | Responder

  7. Parabéns pelo postagem
    Me ajudou muito

    Comentário por Erivam Matos | 05/11/2016 | Responder

  8. na africa os israelitas guardam o shabat ou o sabado nao comem os animais e peixes proibidos muitos estao inseridos na etinia igbos na nigeria os israelitas na etinia bamileke no camaroes e muitos israelitas na africa hoje sâo cristaos creem em yahushua

    Comentário por elias florentino | 17/03/2017 | Responder

  9. grande parte dos ísraelitas biblico vivem na africa junto com os filhos de cã seu irmao eu falo de minha mae e todos meus irmaos e irmãs e sobrinhos carregamos um dos dna matriarcal na nigeria estamos inseridos na etinia igbo no camaroes etnia bamileke

    Comentário por elias florentino | 17/03/2017 | Responder

  10. Gostei muito dá matéria postada, foi de grande utilidade pra mim, estou começando agora a busca pela compreensão da história dá humanidade, e a Bíblia é realmente a fonte de toda origem, para compreendemos melhor os planos de Deus para toda humanidade. Gostei muito. Tenho aprendido e quero aprender sempre. Muito obrigada. Estou estudando o livro do profeta Jeremias e para isto é necessário conhecer o pano de fundo ou a origem da história, para chegar a esse ponto.

    Comentário por Terezinha Vidal Pinheiro | 29/05/2017 | Responder

  11. Olá irmãos
    Desculpa, mas….
    Não concordo com essa tese, e gostaria de dar minha opinião:
    Não é verdade jamais que 10 das doze tribos de Israel se perderam devido a deportação do reino do norte a outras nações pelos reis da Assíria.
    Deus sempre apregoou na lei que os filhos de Israel se desviariam de seguir ao Senhor, e Ele lhes seria contrário, os expulsando da própria pátria, castigando-os severamente e até mesmos nas nações nas quais fossem exilados, mas depois Deus os tornaria a congregar.
    Ainda mais antes da vinda do Messias!
    Deus através de Moisés prometeu as doze tribos na própria lei enviar-lhes o Messias prometido. Deut. 18:15-18.
    E por que Deus deixaria que 10 tribos se perdessem ANTES de cumprir-lhes SUA PROMESSA?
    Isso seria absurdo.

    Jeremias profetiza assim:
    Jer. 29:10-14
    “Porque assim diz o SENHOR: Certamente que passados setenta anos em Babilônia, vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar.
    11 Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.
    12 Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
    13 E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.
    14 E serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei.

    Jer. 30:1-4
    “A PALAVRA que do SENHOR veio a Jeremias, dizendo:
    2 Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Escreve num livro todas as palavras que te tenho falado.
    3 Porque eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que farei voltar do cativeiro o meu povo Israel, e de Judá, diz o SENHOR; e tornarei a trazê-los à terra que dei a seus pais, e a possuirão.
    4 E estas são as palavras que disse o SENHOR, acerca de Israel e de Judá.”

    E o apóstolo Paulo confirma e concorda:
    Atos 26.7
    “À qual as nossas doze tribos esperam chegar, servindo a Deus continuamente, noite e dia. Por esta esperança, ó rei Agripa, eu sou acusado pelos judeus.”

    Um abraço!

    Comentário por Jefté | 06/08/2017 | Responder

    • Olá Jefté,
      obrigado por seus comentários, e por visitar nosso blog.

      Comentário por Airton | 06/08/2017 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: