Viagem Cultural

Dicas e opiniões sobre assuntos diversos.

A ORIGEM DA BÍBLIA

Biblia

A maioria das religiões tem um livro considerado sagrado. Os muçulmanos tem o Corão, os espiritas o Evangelho Segundo o Espiritismo, os mórmons o Livro dos Mórmons. Mas nenhum deles é tão fascinante como a Bíblia, usada pelos cristãos.

Os números da Bíblia são impressionantes. É de longe o livro mais vendido da história com mais de 6 bilhões de cópias vendidas, um numero sete vezes maior do que o segundo lugar. Foi escrita por mais de 40 autores diferentes durante milhares de anos. Já foi traduzida para mais de 2400 línguas diferentes.

A Bíblia está dividida em duas partes: O Velho Testamento que são os livros escritos antes de Jesus e contam principalmente a história do povo de Israel. E o Novo Testamento, com os livros escritos após Jesus.

Dentro do Velho testamento temos os seguintes livros: O Pentateuco ou livros da lei; os Históricos que descrevem a história de Israel; os Poéticos; Profetas maiores e Profetas menores.

O Novo Testamento é dividido da seguinte forma: Os Evangelhos; os Históricos; Epistolas Paulinas; Epístolas Universais; Profético ou Apocalipse.

Se perguntarmos para um cristão quem escreveu a bíblia certamente ele responderá que foram homens inspirados por Deus. Mas a Bíblia não foi dada por Deus à humanidade. Deus não escolheu quais livros fariam parte da bíblia e ordenou para que eles fossem compilados todos juntos.  Quem determinou os livros que deveriam fazer parte da bíblia foi a igreja católica.

E essa é mais uma divergência entes os católicos e os evangélicos. A Bíblia católica possui 73 livros, enquanto a evangélica possui apenas 66. Para entendermos porque existe essa diferença, é necessário entendermos a verdadeira origem da Bíblia.

Antes mesmo do nascimento de Jesus Cristo, a Septuaginta –  que é a tradução da Bíblia hebraica (parte do Antigo Testamento) para o grego feita no século III a.C. – já existia e continha os 7 livros que constam na Bíblia católica.

Durante o primeiro século do cristianismo haviam muitos livros que eram usados nas cerimônias religiosas e entre eles vários evangelhos.

A igreja católica realizou vários Concílios com o objetivo de definir quais livros fariam parte da Bíblia. No início o livro de Apocalipse não fazia parte. No século IV a Bíblia já continha os livros que conhecemos hoje.

A maioria dos livros, incluindo vários evangelhos, do primeiro século que não fizeram parte da Bíblia acabou desaparecendo. Como não faziam parte da Bíblia não era considerados importante, então não havia motivos para copia-los.

A Bíblia foi escrita em grego e por volta do ano de 405 Jerônimo a traduz para o latim. O trabalho durou em torno de 17 anos e essa tradução ficou conhecida como a Vulgata. Essa é a Bíblia oficial da igreja católica até hoje.

Já os evangélicos não consideram os livros de Tobias, Judite, I e II Macabeus, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico, Baruque e também as adições de alguns textos nos livros de Ester e de Daniel.

Esses livros são chamados de apócrifos (talvez até de forma pejorativa).

É importantes que se observe uma coisa: Sempre foi a igreja quem decidiu quais livros deveriam compor a Bíblia. Jamais houve uma ordem divida para isso.

No início do cristianismo as cópias da Bíblia eram feitas a mão pelos monges católicos. Por conta disso o acesso a elas também era muito difícil e a igreja católica se auto intitulou a única que podia interpreta-la.

Porém em 1455, com a invenção da imprensa, a cópia das escrituras tonou-se mais rápida, e muitas pessoas tiveram acesso a ela. A Bíblia começou a ser traduzida para outros idiomas. O que passou a ser uma grande solução também se tornou um problema: quem a traduzia as vezes interpretava uma palavra de forma diferente, ou adaptava para sua crença, e acabava mudando todo o contexto de uma frase. Por isso a Bíblia também é o livro mais adulterado do mundo.

 A primeira Bíblia em português foi traduzida no final do século XIII, sendo que a mais conhecida é a tradução feita por João Ferreira de Almeida.  Filhos de pais católicos, Almeida converteu-se ao protestantismo quando tinha 14 anos. A sua tradução ficou pronta em 1753 e tem o mesmo valor para a língua portuguesa, como a Bíblia King James tem para a língua inglesa, a Reina Valera tem para a língua espanhola e a de Lutero tem para o alemão.

 Por fim, cada pessoa ou grupo interpreta a Bíblia da maneira que mais lhe convêm, seja para fins religiosos ou políticos. Seja para o bem ou para o mal.

Anúncios

10/03/2014 - Posted by | Religião | , , , , ,

3 Comentários »

  1. Ayrton

    V. no cr que Deus, um Ser Soberano, comande todas as coisas?

    No cr no sobrenatural de Deus?

    No cr que ele seja o Senhor da Histria, que comeou em Gnesis e terminou em Apocalipse?

    No cr que ele esteja no controle de todas as coisas, inclusive da retirada dos livros tidos como apcrifos ou dos versculos adulterados?

    Porque ento, este livro, segundo v. to sem valor, pois foi feito, organizado, catalogado, traduzido por catlicos, esteja tanto tempo entre ns, fazendo a obra, convertendo as pessoas de seus maus caminhos, salvando e libertando as pessoas das drogas, do latrocnio?

    V. no cr que Deus possa usar os homens segundo a sua vontade?

    No cr que monges, sacerdotes, homens dedicados a organizar o catolicismo, com f no corao, no tenham Deus no controle?

    Mesmo por ocasio dos conclios, com a tentativa de Satans de meter seu dedo onde no devia, DEUS ESTAVA AL.

    Por acaso Deus fez o mundo e fugiu? No tem direcionado milhes de pessoas imperfeitas, seres humanos pertencentes a uma humanidade cada? Graas a essa PALAVRA DE DEUS, que v. chama de adulterada, como se Deus nos tivesse largado revelia? V. fala como um ateu, o que alis sempre desconfiei que fosse, embora se diga Evanglico.

    Voc percebe as coisas com olhos humanos, carnais, ignorando o sobrenatural de Deus. Ignorando a parte espiritual entre linhas. Ignorando que o LOGOS, a Palavra de Deus, pode tornar-se RHEMA, a palavra especfica de Deus para uma pessoa especfica.

    So tantos os Testemunhos! Conheo uma histria de um bbado cado na rua. O vento assoprou um pedacinho de papel que veio voando at ele. Ao ler o versculo, na mesma hora, foi liberto da fora maligna que o obsediava e foi convertido a Jesus.

    Esse versculo, que era uma simples palavra morta, foi vivificada pelo Esprito Santo de Deus que ao tornar-se RHEMA, atingiu seu esprito e converteu-o.

    Isso ocorreu pela PALAVRA que v. diz ter sido adulterada, (alguns versculos foram, mas os documentos do MAR MORTO, provou que livros inteiros, como o de Isaas, por exemplo, se mantiveram intacta.

    E olha o que essa Palavra fez por mim. Eu estava passando por um perodo de perdas sucessivas que me levaram a misria, Igual J. No conhecia Deus, que como esotrica, era apenas uma energia Csmica, e Jesus, no era REI, SENHOR, e SALVADOR, no passava de um ser muito evoludo aps muitas encarnaes.

    Pois essa mulher, EU, certo dia, tomava banho quando ouviu uma voz dizendo: LEIA GNESIS 3.

    Ao ler, na mesma hora ouve uma tremenda ILUMINAO: Havia um Deus que ligava para mim. Era um ESPRITO CRIADOR DE TODAS AS COISAS e eu estava afastada dele por ter comido do fruto da rvore do Conhecimento PROIBIDO: Espiritismo, Ocultismo, Indusmo, Esoterismos, etc. Tais conhecimentos que foram proibidos , nos afastam de Deus.

    Tive uma converso instantnea. Graas a Palavra de Deus que se tornou VIDA, em mim.

    Eu estava morta e perdida como ovelha desgarrada e Deus me tomou com braos fortes e me arrancou das garras dos deuses desse mundo do Reino das Trevas e Transferiu-me para o Reino de Seu AMOR.

    Rapidinho. De forma sobrenatural.

    Eu sou convertida a Jesus. Foi ELE que me amou primeiro. Fui separada, eleita e escolhida, antes da Fundao do Mundo e meu nome esta escrito no livro da VIDA, como dito em Apocalipse.

    Diminuir a PALAVRA DE DEUS UMA ATITUDE MUITO AUDACIOSA. uma viso mope das coisas. Poderia ter contado a historinha da origem da Bblia, mas no fim enaltecer a PALAVRA, o LOGOS de Deus, que tem como representante JESUS.

    O SOBERANO SOBRE A TERRA, mesmo que esta JAZ , esteja mergulhada, NO MALGNO e seu GOVERNANTE seja Satans.

    Deus no nos abandonou. Sua PALAVRA, o VERBO, o LOGOS, representando o seu Santo Esprito na pessoa de Jesus Cristo, esta entre ns.

    O Reino de Deus esta PRXIMO!

    Comentário por Leila Oliveira | 11/03/2014 | Responder

    • Olá Leila, obrigado por seu comentário e seu testemunho.

      Comentário por Airton | 11/03/2014 | Responder

  2. ESTOU REAPARECENDO NO MESMO TEMA QUE VISITEI ANO PASSADO. NÃO SEI SE VOCÊ TEM ACOMPANHADO CERTOS COMENTÁRIOS SOBRE A BÍBLIA. APONTAM ERROS DE TRADUÇÃO A PARTIR DO HEBRAICO. MOSTRAM O QUANTO FOI MEXIDA E REMEXIDA.

    AÍ RESOLVI DAR UM BASTA. MEXIDA OU NÃO, É O QUE TEMOS DE MAIS NOBRE, MAIS SÁBIO E MAIS TRANSFORMADOR, POIS DEUS É SOBERANO.

    FALA CONOSCO DE QUALQUER MANEIRA. ATRAVÉS DE UMA MULA, UM BÊBADO, QUANTO MAIS EM BÍBLIA REMEXIDA.

    COLO ABAIXO UMA MATÉRIA QUE RETIREI DE MEU FACE. ENTENDO QUE SEJA UM TEXTO DE DIFÍCIL ENTENDIMENTO, MAS COM BOA VONTADE VOCÊ ENTENDERÁ.

    SÍMBOLOS, ARQUÉTIPOS,SOMBRAS,IMAGENS, MODELOS, PORTAIS DIMENSIONAIS
    PALAVRAS SOLTAS PARA UM TEMA QUE TALVEZ EU VENHA A PUBLICAR ALGUM DIA.
    TODA VEZ QUE VEJO DISCUSSÕES COMPARATIVAS ENTRE A TORA E A BÍBLIA, FICO COM COCEIRA NA LÍNGUA.
    É UM DEBATE SEM FIM APONTANDO ERROS, ENGANOS, MÁS TRADUÇÕES, EM PALAVRAS MORTAS, TANTO DE UM LIVRO QUANTO DE OUTRO.
    ESTA ESCRITO: MINHAS PALAVRAS EU AS VIVIFICO NO ESPÍRITO E NÃO NA MENTE.
    OS RABINOS COSTUMAM DIZER QUE EXISTEM QUATRO NÍVEIS DE PROFUNDIDADE DE UM MESMO TEMA. A MAIORIA DE NÓS SÓ CAPTA O SIGNIFICADO LITERAL, DESCONHECENDO TOTALMENTE , EM MAIS PROFUNDIDADE, O SIGNIFICADO ESPIRITUAL.
    SE ELAS SÃO VIVIFICADAS (GANHAM VIDA, COMPREENSÃO SUPERIOR) A NÍVEL ESPIRITUAL, NÃO SERIA PERDA DE TEMPO FICARMOS DISCUTINDO ESTE E AQUELE DETALHE DE PALAVRAS MORTAS?
    DESSA FORMA FICAM NO INTELECTO, E OS MISTÉRIOS DE DEUS NÃO SÃO PARA INTELECTUAIS, SÃO PARA AQUELES A QUEM ELE ESCOLHE.
    AÍ, ELAS GANHAM ESPÍRITO E VIDA. AÍ, ELAS TRANSFORMAM O CERNE DO SER HUMANO. NÃO DEPENDE DE CAPACIDADE MENTAL E NEM
    INTELECTUAL..
    OS SÍMBOLOS, POSSUEM FORÇA ALÉM DA COMPREENSÃO
    UM EXEMPLO DOS ESTUDOS COMPARATIVOS CITADOS: ITOM SILVA LOPES, PUBLICOU:
    A primeira contradição da Bíblia vem logo no inicio da Gênesis, Alguém pode explicar?
    A primeira das várias contradições da Bíblia vem logo no início, no Gênesis. Há dois relatos da criação, o primeiro em Gn 1 e Gn 2: 1 a 3, e o segundo em Gn 2: 4 a 24.
    No primeiro relato, Deus – chamado de Elohim – cria todos os animais, inclusive os domésticos, e depois – como ponto culminante da criação – cria, ao mesmo tempo, o homem e a mulher.
    No segundo relato, Deus – chamado de Javé – cria Adão, depois cria os animais, um a um, trazendo-os a Adão para que ele lhes dê seus respectivos nomes (será que Adão, o primeiro zoólogo, também deu nome a cada uma das 400 mil espécies de besouros?). Finalmente, para fazer companhia a Adão, Javé cria Eva a partir de uma costela de Adão.
    Os dois relatos são absolutamente incompatíveis e ambos fazem parte do Livro do Gênesis.
    AGORA VAMOS PULAR PARA UM OUTRO ENFOQUE. AQUI, SÃO PALAVRAS MORTAS. UM RELATO CRÍTICO RETIRADO DO LIVRO DE GÊNESIS.
    AGORA O TRANSFIRO PARA O QUE DESEJO MOSTRAR; OS SÍMBOLOS, OS ARQUÉTIPOS, OS MODELOS, SÃO UMA FORMA DE D’US FALAR CONOSCO.DIRETAMENTE EM NOSSO ESPÍRITO.
    PODE PARECER ALGO SIMPLES, ATÉ INFANTIL, CHEIO DE FIGURAS,. ELE PODE ESTAR CONTANDO UMA FÁBULA, UMA LENDA, UMA ESTORINHA. APONTANDO PARA ALGO MUITO MAIOR, QUE SÓ AGENTE ENTENDE.
    UM MESMO VERSÍCULO PARA UMA PESSOA, NADA DIZ, ENQUANTO PARA OUTRA, POSSUI UM ENORME SIGNIFICADO, DEVERAS TRANSFORMADOR. O IMPORTANTE É COMO ELA VAI SER TRABALHADA, ASSIMILADA EM NOSSO ESPÍRITO, PELA VONTADE DE D’US.
    ESSES SÍMBOLOS SÃO CLASSIFICADOS COMO A PALAVRA LOGOS E RHEMA.
    LOGOS SERIA A PALAVRA DE DEUS, DE GÊNESIS A APOCALIPSE, DO JEITO QUE ESTA, PALAVRA SIMPLES, NÃO VIVIFICADA. APENAS UMA FÁBULA.
    RHEMA È A PALAVRA ESPECÍFICA DE D’US PARA UMA PESSOA ESPECÍFICA, NUM MOMENTO ESPECÍFICO, SÓ PARA ELA.
    É A PALAVRA REVELADA.

    Comentário por Leila Oliveira | 25/07/2015 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: