Viagem Cultural

Dicas e opiniões sobre assuntos diversos.

A GUARDA DO SÁBADO

IMG_20150713_151855166_HDR

 

Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus: não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou: portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.
Êxodo 20:8-11

Um dos assuntos que mais dividem a opinião dos cristãos, principalmente os evangélicos, é a guarda do sábado.

Existem grupos que defendem que o sábado deve ser o dia do descanso, pois é o que consta nos 10 mandamentos. Outros dizem que essa lei foi dada especificamente para os judeus daquela época, e adotaram o domingo como sendo o dia de descanso.

Entre os que defendem a guarda do sábado a Igreja Adventistas do Sétimo Dia é sem dúvida o maior grupo. Eles se baseiam principalmente no texto de Êxodo 20:8-11, e em Gênesis 2:2 “E havendo Deus acabado no dia sétimo a sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito”. Ou seja, se Deus descansou no sétimo dia nos dando esse exemplo, devendo também descansar.
Já ouvi alguns adventistas dizerem que se for um trabalho necessário como um médico, bombeiro, policial, eles podem trabalhar aos sábados. Já o que não for essencial não deve ser feito. Também é bom ressaltar que eles nunca disseram que quem não guarda o sábado não será salvo, mas somente estão observando o que diz a lei.

Os católicos são os principais representantes do grupo que trocou o sábado pelo domingo. Eles se afastaram da guarda do sábado logo no início do cristianismo, seguindo um decreto do Imperador Romano Constantino em 321 que estabelece que todos no império deveriam descansar aos domingos, o dia do sol. Apesar de não ter sido um decreto religioso, o Concílio de Nicéia em 325 adotou o domingo como dia de descanso para os católicos.
Eles também defendem a guarda do domingo baseando-se no fato de que Jesus ressuscitou em um domingo, e que não estamos mais debaixo da lei, mas da graça, por isso não precisamos guardar os mandamentos da lei.
Talvez esse seja um dos poucos pontos onde católicos e evangélicos concordam, seja por convicção ou comodismo. A maioria dos evangélicos também guarda o domingo ao invés do sábado.

Mas nem os católicos e nem os evangélicos fazem a guarda de verdade. Ambos trabalham se for preciso sem nenhum problema de estar infringindo algum mandamento de sua religião, ao contrário dos Adventistas, que até o café da manhã eles preparam na sexta, por não acharem certo fazer esse “trabalho” no sábado, dia de descanso.

Independente de guardar ou não, é preciso observar que Deus não mandou guardar o dia da semana chamado sábado, mas sim o sétimo dia.
A palavra sábado vem do hebraico shabat e significa descanso. Claro que tem esse nome exatamente porque era o dia de descanso para os judeus.

Para os romanos o sábado era o dia consagrado a Saturno, deus do tempo, dai vem a origem do nome em inglês “Saturday” (dia de saturno).

O fato é que mesmo Jesus tendo feito uma nova aliança conosco não quer dizer que ele tenha acabado com os mandamentos da lei. Ele mesmo disse em Mateus 5:17: Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir.”

Dizer também que a lei foi dada para os judeus daquele tempo, seria o mesmo que anular os outros mandamentos, como “não matarás”, “não adulterarás”, etc. Se os evangélicos acusam a igreja católica de a alterar os 10 mandamentos; eliminando o segundo mandamento (“Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos”), e dividindo o último em dois, para que fosse permitido a adoração de imagens; fazem a mesma coisa quando dizem que o quarto mandamento foi somente para os judeus.

A verdade é que Jesus jamais revogou a lei ou disse que ela não deveria ser cumprida.

O que ocorre é que as pessoas interpretam os textos ao pé da letra ou adaptam para que supra sua crença ou conveniência, e foi justamente o que Jesus quis mostrar quando disse em Mateus 12:11 “E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará?”
Jesus não quis dizer que devemos fazer só o essencial. Ele quis dizer que muitos que a coisa não tinha de ser levada ao pé da letra a ponto de não fazermos nada que diga respeito a trabalho.

Acho que devemos ter maturidade suficiente para fazer uma boa interpretação do que Deus quis dizer em descansar no sétimo dia.
Eu não trabalho aos sábados e posso dizer que é meu dia de descanso, mesmo que faça algum trabalho pequeno em casa. Também não me sinto transgredindo a lei por isso.
Sabemos que muitas pessoas trabalham no comércio que normalmente abre aos sábados, domingos e até mesmo em feriados. Outros em linha de produção onde tem jornadas de descanso que podem cair em qualquer dia da semana. E para uma grande maioria, o sábado é justamente o dia que podem limpar sua casa, consertar alguma coisa, e até fazer um trabalho extra.
Todos precisamos trabalhar e se temos de trabalhar ao sábado, isso jamais pode ser considerado uma transgressão a lei ou mandamento de Deus. Tenho certeza que a maioria das pessoas quando está desempregada pede para que Deus abra uma porta e se Deus abriu uma porta onde é necessário trabalhar aos sábados, então isso não pode ser considerado uma transgressão a lei.

Vale observar que aqueles que guardam o sétimo dia usando o texto de Gênesis em que Deus criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo, também não trabalham no domingo, o que seria o primeiro dia. Se observam radicalmente a lei guardando o sétimo dia, acabam quebrando essa mesma lei descansando no primeiro.

Acho que acima de tudo o ideal é ter o bom senso para saber interpretar aquilo que Deus nos diz, e principalmente, sem jugar quem pensa ou age diferente.

Anúncios

25/07/2015 - Posted by | Religião |

9 Comentários »

  1. TEXTO AGRADÁVEL, TESE MUITO BEM DEFENDIDA, PRINCIPALMENTE PORQUE QUEM O FAZ NUNCA FEZ PARTE DA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA. : JESUS NÃO REVOGOU AS LEIS.

    É INTERESSANTE LEMBRAR QUE DURANTE A TRAVESSIA DO DESERTO, DEUS FOI ENSINANDO AO POVO A GUARDA DO SÁBADO, QUANDO PERMITIA QUE ELE PEGASSEM PORÇÃO DOBRADA DE MANÁ NA SEXTA-FEIRA PARA NÃO PRECISAR PEGAR NO SÁBADO.

    É INTERESSANTE MOSTRAR TAMBÉM QUE O DIA DE DESCANSO FOI DADO, ANTES DE EXISTIR A HUMANIDADE, SINAL DE QUE NÃO FOI SÓ ANUNCIADO PARA OS JUDEUS.

    O LIVRO DE LUCAS 23:54, ME CHAMOU A ATENÇÃO: AS MULHERES NÃO PUDERAM PREPARAR O CORPO DE JESUS, POIS FALTAVA POUCO TEMPO PARA A ENTRADA DO SÁBADO, DIA DO DESCANSO.

    AÍ, PENSEI: SE AS MULHERES GUARDAVAM O SÁBADO É SINAL DE QUE JESUS NADA HAVIA DITO SOBRE A GUARDA DO DOMINGO, DIA DE SUA RESSURREIÇÃO.

    ELE TERIA AVISADO A NÓS QUE DEVERIA SER ASSIM. SE NÃO ESTA ESCRITO, NÃO É REVELAÇÃO DE DEUS.

    OUTRA COISA: SE FOI O PAPADO, NA ÉPOCA, O GOVERNADOR ROMANO, CONSTANTINO, QUE TROCOU O SÁBADO PELO DOMINGO, SUA INTENÇÃO, FOI FAZER O POVO ADORAR O DEUS SOL DO MITRAÍSMO, SUA RELIGIÃO.

    O PIOR É QUE A CRISTANDADE INTEIRA ADORA A UM FALSO MESSIAS, JESUS, O DEUS SOL DO MITRAÍSMO. VEJA NO LINK ABAIXO. QUERO DEIXAR CLARO QUE DEUS É SOBERANO E SABE OS SEGREDOS DE NOSSO CORAÇÃO. SABE QUE ADORAMOS AO MESSIAS, NÃO IMPORTA QUE CONFUSÃO TENHAM FEITO COM SEU NOME.

    A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO E O MITRAISMO ROMANO…
    http://www.youtube.com/watch?v=9nKIaLz6OyQEm cache
    A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO E O MITRAISMO ROMANO PROIBIDO PELA IGREJA CATÓLICA … JESUS CRISTO é uma cópia do … Semelhanças do Mitraísmo com o …

    PARA OS EVANGÉLICOS MAIS MADUROS, MAIS CEDO OU MAIS TARDE ACABAM DESCOBRINDO O QUE ESSE SISTEMA PAPAL REPRESENTA, NOS ESTUDOS ESCATOLÓGICOS, SOBRE O FIM DOS TEMPOS.

    ESSE SISTEMA QUE CONSEGUIU FAZER COM QUE OS DEUS GREGOS-ROMANOS VIESSEM PARA DENTRO DESTA NOVA RELIGIÃO, O CRISTIANISMO, ONDE SE ADORAVAM A ESSES DEUSES COMO SENDO OS SANTOS E SANTAS DE HOJE.

    CONSEGUIU, TAMBÉM, TRAZER O DEUS-SOL DO MITRAÍSMO, QUE NADA TEM A VER COM O NOSSO SALVADOR. YESHUA HA MESHIACH, PARA SER ADORADO. O LIVRO DE JEREMIAS 34:16 FALA SOBRE A TROCA DOS NOMES.

    INTERESSANTE ASSISTIR AO VÍDEO: “O VERDADEIRO NOME DO ETERNO”..

    NADA DEVERÁ PERMANECER EM OCULTO PARA O POVO DE DEUS.

    ESSE SISTEMA DE COISAS< PRINCIPALMENTE RELIGIOSO< TRABALHA DESDE NINRODE, PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM GOVERNO SEPARADO DE DEUS.

    FAZENDO OS CRISTÃOS ADORAREM O FALSO MESSIAS, FICA FÁCIL, FAZÊ_LOS ADORAR NO DOMINGO, IGNORANDO OS MANDAMENTOS DE DEUS E CAMINHAREM A PASSOS LARGOS PARA O ECUMENISMO, O QUE LOGO FAVORECERÁ, A IMPLANTAÇÃO DA NOVA ORDEM MUNDIAL.

    O PAPA ATUAL, O FRANCISCO, VISITA OS REIS E GOVERNANTES DESSE MUNDO, E JÁ POSSUI TODOS OS LÍDERES RELIGIOSOS DA TERRA, UNIDOS, NUM MOVIMENTO PODEROSO, O ECUMENISMO.

    Comentário por Leila Oliveira | 25/07/2015 | Responder

    • Leila, a meu ver ficaram algo confusas suas observações. Por exemplo:

      1. Você acredita ou não que Jesus Cristo é o Filho de Deus, que morreu e ressuscitou ao terceiro dia, conforme as escrituras? Seria Ele este a quem você chama de Yeshua?
      2. Acredita nos escritos do novo testamento: os evangelhos, atos dos apóstolos, epístolas, e o apocalipse?
      3. Em outras palavras: a ser ver, Yeshua veio ou não a este mundo?
      4. E, sobretudo, você acredita na vida eterna? Na salvação pela fé, através do sacrifício perfeito do Senhor Jesus (ou Yeshua…) na cruz, pagando em nosso lugar pelos pecados de toda a humanidade?
      5. Acredita que aqueles que têm a Jesus (ou Yeshua…) como Senhor ressuscitarão para a vida eterna com Deus, conforme pregou o apóstolo Paulo?

      Bem, de todo jeito já é muito maravilhoso que você tenha pensado bastante sobre isso. Porque é como dizem as escrituras: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o coração.” Leila, minha oração é que você possa encontrá-lo (se ainda não o encontrou, não me interprete mal) … ou melhor ainda, ser encontrada por Ele.

      Quanto a esse mitraísmo… ah, deixe isso pra lá. É bobagem mesmo, certo?

      Um grande abraço.

      Comentário por Dumont Santos | 09/09/2015 | Responder

  2. Dumont Santos, se você é evangélico creio em tudo o que você cre Fica confuso porque de fato esse mundo jaz inteiro no malígno e seu governante é satanás. Sendo assim todo o SISTEMA em que vivemos é falso, mentiroso. O SISTEMA, é o mundo em que vivemos: Governo, política, governantes, escolas, universidades, industrias alimentícias, farmacêuticas, Médicas, etc. etc.

    Não existe nada de bom, como dizem os orientais esse é um mundo de ilusões. Se você fôr fundo em suas pesquisas verá que atrás de uma grande instituição existe a maçonaria. Eles e todas as ordens secretas, servem ao governante deste mundo sem saber.

    Desde os 15 anos fui esotérica, ocultista e espiritista conectando com a grande Fraternidade Branca. Era o reino das trevas.

    Deus me resgatou do REINO DAS TREVAS E ME TRANSFERIU PARA O REINO DE SEU AMOR DE FORMA SOBRENATURAL. EU ESTAVA NO BANHO QUANDO UMA VOZ MASCULINA DISSE: LEIA GÊNESIS 3.

    Corri e fui ler. Ali mesmo meu entendimento foi iluminado e entendi que eu havia COMIDO DO FRUTO DA ARVORE DO CONHECIMENTO PROIBIDO.

    HAVIA UM CONHECIMENTO PROIBIDO E ELE ME AFASTAVA DE DEUS. ASTROLOGIA, CONSULTA AOS MORTOS, NUMEROLOGIA, TARÔ, OCULTISMO, MAGIA, etc. são os conhecimentos proibidos por Deus.

    Depois disso, por onde eu andava Deus colocava um servo no caminho para falar-me dele. Isso foi a 17 anos.

    Mas voltando ao MUNDO qUE JAZ INTEIRO NO MALIGNO, atrás de toda igreja evangélica, existe a maçonaria, inclusive nem os pastores escondem isso, sendo eles mesmo maçons.

    Vivemos tempo de revelação onde nada ficará escondido. Essa coisa de cada igreja possuir uma doutrina diferente, não é obra de Deus é obra satânica com o objetivo de separar, dividir o corpo de Cristo.

    Me aponte na Bíblia onde esta a ordem para construirmos igrejas institucionalizadas, com placas na porta.
    A ordem foi: PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA.
    As igrejas, obras maçônicas criou em todas elas falsas heresias. Meu povo sofre por falta de CONHECIMENTO de DEUS.

    O MITRAÍSMO NÃO É BOBAGEM. CONSTANTINO TROUXE PARA DENTRO DA IGREJA CATÓLICA UM FALSO DEUS PARA QUE OS DEUSES PAGÃOS PUDESSEM SER ADORADOS.

    SE QUISER CONVERSAR COMIGO ESCREVA PARA: leilaoliveira70@yahoo.com.br

    Comentário por Leila Oliveira | 09/09/2015 | Responder

    • Leila, antes de tudo acho muito bom poder conversar com você. Peço-lhe desculpas antecipadamente porque escrevi algo de modo infeliz, daí a interpretação acabou sendo outra: quando eu falei que o mitraísmo era bobagem, não quis em absoluto dizer que ele não existiu – não duvidei de você. Eu quis dizer que o mitraísmo era bobagem perante a grandeza de Deus, e que (a meu ver) adorar a Deus é um tempo muito melhor gasto do que pensar no mitraísmo. Melhor adorar Aquele que fez o sol do que o próprio sol, não é?
      Posto isso, deixe-me dizer que acho um pouco exagerado dizer que “toda” denominação tem a maçonaria por trás. Sabe, acho que generalizar é uma coisa às vezes complicada. É como dizer que “todo” político é ladrão, que “todo” fiscal é corrupto, e por aí vai. Isso de a gente ser árbitro de tudo pode ser uma armadilha.
      Por exemplo, o evangelho é pregado em toda a humanidade porque há igrejas que enviam os missionários. Conheci vários deles, e posso afirmar que a maioria deles é completamente dedicada ao trabalho do Senhor. Há pessoas desviadas neste meio? Sim, certamente. Mas boa parte é sincera, e está abrindo mão de sua vida para que a ordem “pregai o evangelho a toda criatura” possa ser cumprida.
      O que ocorre é que as igrejas são feitas de homens; e homens são pecadores. Então as igrejas têm problemas, e sem dúvida está entre eles estas horríveis placas na porta.
      Em meus 33 anos servindo ao Senhor conheci, nas igrejas, gente boa e gente má. Porém não sirvo a Deus por causa das pessoas boas ou das más: sirvo por causa dele mesmo, meu Senhor, que deu a vida por mim. Já tive tantas decepções com pessoas que deveriam dar o exemplo que, se fosse por isso, não estaria mais em igreja alguma, lugar nenhum. E sempre chego à mesma conclusão: obedeço a meus superiores neste mundo, às vezes até os tolero, mas minhas contas eu prestarei ao Senhor dos Senhores.
      Leila, não vou incentivá-la a frequentar uma igreja, ou coisa do tipo, mas quero apenas lhe pedir que reconsidere suas opiniões no sentido de não generalizar que toda igreja seja intrinsecamente má, ou maçônica. Porque verdadeira igreja (não a da placa na porta…), que somos nós, é a noiva do Senhor Jesus, e Ele virá buscá-la.
      Que nosso bom Deus continue a abençoá-la ricamente, e continua a lhe conceder esta disposição santa em defender e pregar Seu nome.
      Abraços.

      Comentário por Dumont Santos | 10/09/2015 | Responder

  3. DUMONT SANTOS:
    1- VOÇE POSSUI UM BOM ESTUDO ESCATOLÓGICO? SABE O QUE NOS AGUARDA?

    2- ANTES DE SE OPOR AO MEU COMENTÁRIO FOI INVESTIGAR BUSCANDO DOCUMENTAÇÃO?
    3- SABE ACASO QUE O MUNDO JAZ INTEIRO, INTEIRO, NO MALÍGNO? E QUE O GOVERNANTE É SATANÁS?
    4- SABE COMO ESSE MUNDO È GOVERNADO? CONHECE OS ILUMINATTIS? SABE QUEM SÃO E COMO TRABALHAM?

    5- PODERIA ME MOSTRAR NA BÍBLIA ONDE ESTA ESCRITO QUE DEVERÍAMOS CONSTRUIR IGREJAS?

    6- SABIA QUE AS IGREJAS SÃO UM MAL NECESSÁRIO, JÁ QUE QUEBRAMOS O MOLDE IGREJAS NO LAR DO LIVRO DE ATOS?

    7- CONHECE AS IGREJAS ORGÂNICAS?
    SABIA QUE ESTE MOVER EXISTE DESDE QUASE 250 ANOS ATRÁS NO MUNDO INTEIRO?

    8- CONHECE A ORDEM DADA EM APOCALIPSE 18:4?

    9- SABE O SIGNIFICADO DO GRANDE MOVER CHAMADO CRISE IMIGRATÓRIA?

    10-SABE QUE SHEIKS ESTÃO BANCANDO A VINDA DE MULÇUMANOS DA AFRICA E ORIENTE MÉDIO PARA O OCIDENTE, ENTRE ELES TERRORISTAS?

    11- SABE EM QUE MOMENTO HISTÓRICO ESCRITO PELO ETERNO, ESTAMOS NA BÍBLIA?

    12- CONHECE O BARALHO INWO?

    13- SABE SÔBRE O PROPÓSITO DO ECUMENISMO QUANDO OS LÍDERES RELIGIOSOS SE UNEM AO PAPA, PARA QUE UMA NOVA ETAPA DA AGENDA ILLUMINATI SEJA CUMPRIDA?

    14- SABE OS PROPÒSITOS DA GLOBALIZAÇÃO?

    15- CONHECE SÔBRE OS PLANOS DA NOVA ORDEM MUNDIAL, PALAVRA QUE ESTA NA BOCA DE TODOS OS GOVERNANTES DA TERRA?

    16- SABE SÔBRE O QUE SIGNIFICA OS pÉS DA ESTÁTUA DO SONHO DE NABUCODONOZOR?

    17- SÔBRE O FALSO ESTADO DE ISRAEL? SÔBRE O SIONISMO?

    A ORDEM É BUSCAR O SENHOR COM TODO CORAÇÃO E COM TODO ENTENDIMENTO.

    O MEU POVO SOFRE POR FALTA DE CONHECIMENTO, PRINCIPALMENTE DAS SAGRADAS ESCRITURAS.

    BRASILEIRO, OU OS POVOS DO TERCEIRO MUNDO, LÊ POUCO, ESTUDA POUCO EM COMPARAÇÃO COM OS PAÍSES DO PEIMEIRO MUNDO.

    ENQUANTO ELES LEÊm 40 LIVROS POR ANO, NÓS LEMOS 1 LIVRO E MEIO.

    QUANDO ANALIZAR E PESQUISAR SÔBRE CADA ITEM, PODEMOS CONVERSAR, JÁ QUE NÃO ACEITOU ENTRAR EM CONTATO COMIGO POR E:mail.

    AGORA TERÁ QUE COSTURAR CADA RETALHO DESSA COLCHA SÓZINHO, PARA TER UM PANORAMA COMPLETO DA NOSSA HISTÓRIA, NO CONTEXTO DO MUNDO ATUAL.

    FIQUE EM PAZ
    EU TERIA DADO TUDO MASTIGADO.

    BOM ESTUDO.

    Comentário por Leila Oliveira | 10/09/2015 | Responder

  4. Prezada leila vendo por acaso essa pagina na internet, ao ler nunca vi bobagem de sua parte. Vc segue teorias protestantes e não estudos bíblicos.

    Comentário por luis | 12/10/2015 | Responder

    • O engraçado que ela prefere acreditar mais nas teorias de conspiração, muitas delas decorrentes de assuntos ditos proibidos (já que em maioria negam a existência e soberania de Deus), e doutrinas propriamente ocultitas.

      E isso que ela cegamente acredita não provém, caro colega, de teorias protestantes.

      Agora, passo a me manifestar em relação a dona da verdade logo acima.

      Ademais, leia mais um pouco o novo testamento e verás reuniões cristãs aos domingos e igrejas (construção).

      E sim, naquela época era natural que as reuniões ocorressem na casa de alguém em especial pelas perseguições.

      Ainda, de fato Cristo, pessoalmente ou através de seus apóstolos, não aboliu todas as leis na velha aliança, mas reafirmou várias delas.

      E necessário se faz maior análise disso, já que muitas leis do antigo testamento eram voltadas aos judeus e ao templo judeu (ex: circuncisão, certos alimentos e dízimos).

      O que é voltado aos judeus, em regra permanece, nada mudou, se não o aceite dos ensinamentos de Cristo.

      Jesus não ensinou abandonar sua nacionalidade ou costumes culturais, a não ser, é evidente, que esses contrariem o que o Senhos ensinou.

      Quanto aos gentios, a estes não é e nunca foi determinado que fosse imposto o regramente destinado aos judeus enquanto povo (velha aliança).

      Quanto a guarda do sábado, percebe-se que não só os judeus daquela época interpretavam e entendiam errado, mas vc tbm.

      A adoração e o culto ao Senhor não é delimitado por um dia específico, mas é, na verdade, para ser feito todo o dia.

      Até pq o Senhor não é só Deus do sábado, mas Deus de todos os dias da semana e de todas as horas de nossas vidas.

      Se sábado ou domingo, não importa, contanto que reservemos horas do nosso dia para foco e atenção somente no Senhor.

      E mais uma coisa, aparta-te do falso conhecimento e de falsas doutrinas humanas, e só atenta para a palavra de Deus.

      Tenha sendo crítico para reter o que é bom.

      Comentário por Gabriel | 27/06/2016 | Responder

  5. Não sei porque muitos falam dos adventistas leia Isaías 58 verso 13 e tire suas duvidas A se quiseres ser salvo não fale e nem siga nós os adventistas siga jesus pois foi ele que morreu para te salvar e não os adventistas Mas afirmo se não quardar o sábado como dia santo então pode ignorar os outros 9 também

    Comentário por mauro | 10/08/2016 | Responder

  6. Gostei muito do conteúdo, texto bem elaborado de fácil interpretação e com base tanto histórica quanto bíblica.

    Comentário por Israel Gomes | 20/02/2017 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: